quinta-feira, 21 de maio de 2009

Polícia diz que morte de pai de prefeito teve motivações políticas

 

Dois suspeitos de serem os mandantes do crime foram presos nesta quarta.
Ex-deputado Renato do Posto foi morto em março deste ano.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

Após a prisão de dois suspeitos de serem os mandantes da morte do pai do prefeito de Guapimirim, o ex-deputado estadual Renato do Posto , em março deste ano, a polícia voltou a afirmar, nesta quarta-feira (20), que o crime teve motivações políticas. A família da vítima mantém o controle político do município há quase 20 anos.

Visite o site do RJTV
Pela manhã, Roberto Silva Teixeira, assessor da presidência da Câmara Municipal de Guapimirim, foi preso em um shopping da Barra. Mais cedo, o irmão do ex-presidente da Câmara, Frederico Schroll, também foi preso.

Os investigadores acreditam que o principal motivo do crime foi a recusa de Renato do Posto em apoiar a criação de uma Secretaria municipal de Segurança, em Guapimirim. O órgão seria controlado pelo grupo político ligado aos dois suspeitos presos nesta quarta.

De acordo com a polícia, Frederico Schroll foi chefe de gabinete da filha de Renato do Posto na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Renata do Posto, eleita deputada estadual pelo PTC, teve o mandato cassado depois de denúncias do dinheiro do auxílio educação em 2008. Na época, ela negou as acusações e apontou Frederico como o responsável pelo esquema.
Em janeiro deste ano, houve confusão na disputa pela presidência da Câmara de Guapimirim entre Érico e o vereador Marcelo do Queijo, do PR. Érico chegou a assumir o cargo, mas a Justiça determinou a posse de Marcelo do Queijo. A briga ainda está na Justiça.

A outra motivação seria a mudança no comando político que Renato do Posto pretendia fazer em Guapimirim. A polícia considera o caso como solucionado.

Suspeitos presos em abril

No dia 29 de abril, outros seis homens foram presos sob suspeita de participação no assassinato. De acordo com o delegado Márcio Caldas, titular da Delegacia de Homicídios da Baixada, que coordenou a operação, os presos são três PMs, dois ex-PMs e um policial civil.

Com eles foram apreendidos revólveres e pistolas, além de uma camisa que teria sido usada por um dos assassinos no dia do crime. As prisões ocorreram em pontos diferentes da Zona Oeste do Rio e da Baixada Fluminense: Bangu, Campo Grande; uma localidade em Caxias, Parque Lafayete, Parque Araruama e Guapimirim.

O crime

Renato do Posto foi morto no dia 12 de março com dois tiros que atingiram a cabeça e o peito. Os assassinos teriam rendido o caseiro do condomínio Parque das Águas, em Guapimirim, invadido a residência e amarrado a vítima antes de matá-la.

A família diz que o assassinato foi encomendado. Os investigadores acreditam que os suspeitos conheciam a rotina da vítima e acham que se trata de um crime com motivação política.
O caseiro explicou aos policiais como os dois criminosos o renderam. Segundo ele, os assassinos estavam encapuzados, de luvas e roupas que cobriam todo o corpo. O caso foi registrado na 65ª DP (Magé).

Controle político

Renato era pai do prefeito da cidade, Júnior do Posto, e irmão do ex-prefeito, Nélson do Posto, que atualmente é secretário de governo do município. Desde 1990, quando a Guapimirim foi emancipada, a família ganhou três eleições.

Na campanha de 2008, houve tumulto no município. Júnior do Posto entrou na disputa apenas um dia antes da votação , depois que o tio, Nelson do Posto, teve a candidatura cassada por supostas irregularidades. Os votos de Nelson foram para Júnior, que era o candidato a vice-prefeito pelo PTC.
O Tribunal Regional Eleitoral quis marcar uma nova disputa alegando que os eleitores não tiveram tempo de saber da mudança. Mas Júnior do Posto conseguiu uma liminar no Tribunal Superior Eleitoral e continua no cargo.

G1 > Edição Rio de Janeiro

3 comentários:

Anônimo disse...

GOSTARIA DE PARABENIZAR TODOS OS POLICIAIS QUE TRABALHARAM NESTA LINHA DE INVESTIGAÇÃO SOBRE A MORTE DO NOSSO AMIGO RENATO DO POSTO,AQUI VAI OS MEUS PARABENS E OS MEUS ELOGIOS...POR OUTRO LADO TEM QUE DEIXAR ESSAS PESSOAS APODRECER NA CADEIA,POIS SÃO PESSOAS QUE SÃO FRI E CALCULISTAS,SÃO PESSOAS QUE NAO SERVEM PARA ESTA NO NOSSO MEIO,VIVENDO COM NÓS...NINGUÉM TEM O DIREITO DE TIRAR A VIDA DE UM SER HUMANO POR MAIS QUE ELE TENHA DEFEITOS,TODOS NÓS TEMOS DEFEITO,A ÚNICA PESSOA QUE TEM ESSE DIREITO É DEUS...ELE NOS DEU A VIDA E SOMENTE ELE PODE TIRAR...JUSTIÇA!!!AQUI TBM VAI OS MEUS SENTIMENTOS A TODA FAMILIA DO POSTO... A JUSTIÇA DE DEUS TARDA, MAIS NÃO FALHA...QUE ESSES CARAS PAGUEM PELO QUE FIZERAM...

Anônimo disse...

Interessante o crime ter motivações políticas. Os acusados eram do mesmo grupo político do morto e do prefeito nelson. O advogado do tal do frederico disse que tinha peixe mais grande. Os maiores peixes de guapimirim são o nelson, a esmeralda o ex-presidente da câmara que é irmão de um dos acusados e mais recentemente a filha do morto. Será que eles teriam coragem?

Anônimo disse...

O mais imprecionante é que a cidade gostou da morte do ex deputado...fizeram ate churrasco. Srra que ela era ruim para a cidade de Guapimirim. É uma pena uma cidade ser dominada por força e violencia