sexta-feira, 22 de maio de 2009

PF desarticula quadrilha acusada de tráfico humano

São Paulo - A Polícia Federal cumpre nesta sexta-feira 14 mandados de prisão preventiva e 24 mandados de busca e apreensão nos estado de São Paulo, Pernambuco e Rondônia. A PF procura por pessoas acusadas de introduzir ilegalmente chineses aqui no Brasil e usá-los como trabalho escravo. A Operação, batizada de Da Shan fazendo uma alusão a região de Fujian, de onde vem a maioria dos chineses ilegais no Brasil, prossegue durante toda a tarde. Até o momento, 11 pessoas foram presas.

A quadrilha especializada em tráfico humano é composta por pessoas conhecidas como 'coiotes'. Elas são resposáveis por atrair os chineses, no caso, com promessa de bons empregos no Brasil. Apesar de serem chineses, atraídos por brasileiros, a chefe do bando criminoso era uma paraguaia já conhecida em outros países da América Latina. Ela é uma das pessoas presas esta manhã.

Os agentes da PF cumprem os mandados em Recife, São Paulo, Porto Velho e Guajará-Mirim. Em Recife foram apreendidos R$ 80 mil em uma das residências investigadas. Em São Paulo um porteiro tentou impedir que o mandado fosse cumprido e foi preciso que a porta fosse arrombada. Lá dentro foram achados vários produtos contrabandeados.

Todos os criminosos, que podem pegar até 11 anos de prisão, responderão por formação de quadrilha e por manter pessoas em condições de escravidão.

Nenhum comentário: