segunda-feira, 11 de maio de 2009

Soldado americano abre fogo e mata cinco colegas

Bagdá (Iraque) - Um soldado americano no Iraque foi detido por suposto envolvimento na morte de cinco pessoas também dos Estados Unidos durante um tiroteio registrado nesta segunda-feira em uma base, disseram fontes oficiais. O tiroteio aconteceu na base militar Liberty, situada perto de um aeroporto da capital iraquiana.
Um primeiro comunicado da força internacional destacada no Iraque e liderada pelos EUA informou sobre a morte de cinco soldados americanos por volta das 14h (8h, Brasília).
Depois, o Pentágono informou que um soldado americano tinha sido detido por suspeita de estar vinculado ao tiroteio.
As autoridades revelaram que o tiroteio ocorreu em uma clínica onde militares eram levados para tratar do estresse provocado pelos combates ou por questões pessoais. Ainda não está claro se as vítimas são todas militares.
O porta-voz do Pentágono Bryan Whitman, segundo uma nota publica na internet, qualificou o tiroteio de um "evento trágico e inesperado" e disse que o incidente estava sendo investigado.
Para o coronel John Robinson, porta-voz da força multinacional e citado também pelo Pentágono, o tiroteio é uma "tragédia terrível".
Até hoje, 4.292 mil soldados dos EUA morreram em território iraquiano desde o início da invasão, em março de 2003.
Em 10 de abril, outros cinco soldados americanos morreram quando um suicida conseguiu burlar a segurança e entrar com um caminhão com explosivos dentro de uma base militar conjunta dos Estados Unidos e do Exército iraquiano.
Com informações são da EFE

O DIA ONLINE - MUNDO

Nenhum comentário: