domingo, 10 de maio de 2009

Dois passageiros de voo de Miami serão monitorados, diz secretaria

Passageiros de voo com grupo que passou pelo México foram vistoriados.
Ministério diz que há dois casos suspeitos da nova gripe no Rio.

Do G1, no Rio

Dois passageiros que desembarcaram do avião onde estava um grupo que participou da viagem ao México junto com o jovem internado com a nova gripe serão monitorados. A Secretaria municipal de Saúde do Rio recomendou que eles ficassem em casa e evitassem contato com outras pessoas.

Segundo a Secretaria municipal de Saúde, eles teriam apresentado algum sintoma de gripe e passaram por alguma área contaminada pelo vírus. Outros dois que também apresentaram  sintomas de gripe não haviam passado por regiões afetadas pela doença e foram liberados.

O voo chegou neste domingo (10) vindo de Miami, nos EUA, e passou por uma inspeção da Vigilância Sanitária.

Antes de pousar no Rio, o avião fez uma parada não programada em Manaus, já que uma passageira teve um problema cardíaco. Duas pessoas desceram na capital do Amazonas.

Nove pessoas do grupo desceram no Rio e, junto com todos os outros passageiros do avião, tiveram que responder a um questionário. Segundo um dos organizadores da excursão que o jovem participou, ninguém apresentava nenhum sintoma da doença.

Os casos ainda não entraram no balanço oficial do Ministério da Saúde que foi divulgado no início da tarde. O Ministério informou que ainda não tinha recebido a notificação dos casos até o fechamento do último balanço.

De acordo com o balanço oficial do Ministério da Saúde, há dois casos suspeitos da nova gripe no Rio, um deles o da mãe de um dos jovens contaminados pelo vírus. No sábado, apenas um caso suspeito havia sido registrado.

Dois pacientes internados

Os dois pacientes internados com a nova gripe no Hospital do Fundão, na Ilha do Governador, no subúrbio do Rio, passam bem , segundo boletim divulgado na manhã deste domingo (10).

O primeiro paciente que teve o caso confirmado está em excelente estado geral e ficará internado até acabar o período de dez dias. Ele está no sétimo dia de internação.

O segundo paciente que teve o caso de gripe influenza A confirmado no Rio apresentou sintomas mais graves do que o amigo. Segundo o boletim, ele está no sexto dia de internação e não tem febre há 24 horas. Ele está em tratamento e evoluiu com melhoras dos sinais e sintomas respiratórios.

Mãe aguarda resultado dos exames

A mãe do segundo jovem também foi internada no sábado (9) com sintomas da doença. Mas segundo o diretor do hospital, Alexandre Cardoso, ainda não há confirmação de que ela também esteja com a doença. Seu quadro é estável e os médicos seguem aguardando o resultado dos exames.

Segundo a Drª. Regina Barbosa Moreira, chefe do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias, o segundo jovem internado apresentou sintomas de pneumonia viral. É o 1º caso de transmissão de pessoa para pessoa no país.

Segundo o Ministério da Saúde, o amigo teve contato com o paciente no último dia 3. Na terça (5), ele já apresentava os sintomas, e no dia seguinte, ele foi internado no Hospital do Fundão.

Os jovens e a mãe estão em quartos especiais, que têm duas portas de acesso. A segunda só é aberta depois que a primeira se fecha, para evitar a circulação do vírus. Dentro, há um ar-condicionado individual e um filtro que limpa o ar. Além do telefone, os pacientes têm acesso a uma televisão.

Pai está sendo monitorado em casa

Na manhã do sábado (9), o G1 falou pelo telefone com o pai e o jovem internado.

"A minha mulher está com sintomas. Ela está sentindo febre. Ela foi internada também no Fundão, foi internada hoje (sábado)", afirmou o marido da paciente, que também está sendo monitorado em casa. Até o momento, ele não apresentou nenhum sintoma da doença.

O pai do rapaz falou também que o filho já está melhor. Ele disse que a mulher foi a pessoa que teve mais contato com o filho e que começou a apresentar os sintomas durante a madrugada.

G1 > Edição Rio de Janeiro -

Nenhum comentário: