sexta-feira, 8 de maio de 2009

Amigo de paciente com nova gripe também está no Hospital do Fundão

Médicos não o consideram caso suspeito porque ele não viajou.
Rapaz apresentou sintomas de gripe está internado desde quarta-feira.

Alba Valéria Mendonça Do G1, no Rio

 

Por medidas de precaução, um amigo do rapaz que teve o caso de gripe influenza A confirmado, também está internado no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), na Ilha do Fundão, no Rio. Ele teve contato com o amigo que chegou do México numa festa, e apresentou sintomas de gripe dois dias depois.

O rapaz também está em quarto isolado no hospital desde quarta-feira (6). Os outros amigos que tiveram contato com o viajante estão sendo monitorados à distância.

Eles não apresentaram sintomas de gripe.
"Ele não é considerado um caso suspeito porque não viajou para os países onde há casos da gripe. Ele apenas teve contato com o amigo. Como apresentou sintomas de gripe, por precaução, decidimos isolá-lo para monitoramento", disse Roberto Fiszman, chefe do Setor de Epidemiologia e Avaliação do HUCFF.
Roberto Fiszman disse que os dois pacientes passaram bem a noite.
Eles estão em quartos separados, em situação clínica estável. Embora em estado febril, não estão tomando medicamentos.
"O medicamento específico para a gripe A só é recomendado para as primeiras 48 horas do aparecimento dos sintomas. Como eles estão reagindo bem, não está sendo ministrado nenhum outro tipo de medicamento", explicou o médico.

Fiszman contou que os rapazes estão numa ala de isolamento do hospital, onde somente os profissionais que estão cuidando dos pacientes têm acesso. Para entrar nos quartos, esses profissionais usam luvas, gorro, capote e máscara. Quando deixam os quartos, se desfazem da vestimenta e lavam as mãos. Só depois disso podem sair da área de isolamento.
O médico contou que a mãe do rapaz com a gripe A teve autorização para visitá-lo no dia da internação, na terça-feira passada. Ela ficou um tempo com o filho, mas foi aconselhada a deixar o quarto, já que o objetivo da internação é o isolamento.
Os pacientes estão na área isolada, em quartos separados, com ar-condicionado bloqueado para evitar a propagação do vírus.

Segundo Fiszman, por medidas de precaução os pacientes deverão ficar internados por dez dias.

Vírus A (H1N1) - NOTÍCIAS

Nenhum comentário: