segunda-feira, 11 de maio de 2009

43 mil na disputa para ser PM

Professores de Português e Matemática dão dicas para todos os inscritos na seleção que oferece 4 mil vagas para homens e mulheres em todo o estado. Estudar tópicos mais cobrados nas provas anteriores é a recomendação

POR ANDRÉA MACHADO, RIO DE JANEIRO

Rio - Mais um concurso da Polícia Militar do Rio consegue atrair muitos candidatos. A seleção deste ano conta com mais de 43 mil pessoas na disputa por uma das 4 mil vagas. Faltando exatos 34 dias para a aplicação das provas — os exames acontecem no dia 14 de junho —, muitos candidatos ainda estão preocupados com o que focar nos estudos. A concorrência é grande e exige dedicação ao máximo para se ter sucesso: no último concurso, no ano passado, foram recebidas 32.115 inscrições, sendo que 23.725 fizeram as provas. Destes, apenas 9.319 passaram da primeira etapa.

Alessandro foi aprovado na última seleção da PM e aconselha dedicação aos estudos aos atuais candidatos. Foto: Pedro Farina / Agência O DIA

Não perca nas bancas: Questões de Matemática para a prova de PM

Metade da prova é composta por questões de Língua Portuguesa. Segundo a professora Fernanda Lessa, do Curso Servidor, nesta reta final, alguns tópicos devem ser fixados pelos candidatos. Um deles é coerência e coesão textuais: “eles permitem que o candidato tenha a nítida noção do que está lendo e esteja apto a elaborar uma boa redação, parte da prova fundamental para que se obtenha êxito e a tão almejada classificação”.

Estudo dos sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos também deve ser considerado, assim como ortografia e pontuação. “Uma vírgula mal colocada é capaz de mudar completamente o sentido de um período. Quanto à ortografia, vale ressaltar que — dependendo das letras usadas — haverá um sentido diferente”, lembra Fernanda.

A outra metade da prova terá 20 perguntas de Matemática. Segundo o professor Francisco Scalercio, do Curso Plá, conceitos básicos devem ser revistos nestes dias. São eles: potências, radiciação, MMC — já que utilizamos para resolução de operações de frações —, probabilidade e análise combinatória. Scalercio aconselha também que os candidatos estudem, em média, quatro horas por dia. “Nos últimos concursos, esses tópicos têm sido muito cobrados”, lembra.

Em 14 de junho, além da prova objetiva, será preciso redigir uma redação, valendo 10 pontos. Somente terá a redação corrigida o candidato que for aprovado nos exames objetivos, ou seja, quem acertar, pelo menos, 50% das questões em cada disciplina. E para ter a redação analisada será preciso ficar entre os 10 mil primeiros colocados. As provas terão quatro horas de duração.

DADOS DA SELEÇÃO

CONFIRMAÇÃO
A confirmação das inscrições começa no dia 25. Basta acessar o site da PM (www.policiamilitar.rj.gov.br) ou ir ao posto onde foi feita a inscrição. Mas há um cronograma de apresentação: dia 25, candidatos com iniciais de A a C; dia 26, de D a G; dia 27, de H a K; dia 28, de L a P; e dia 29, iniciais de Q a Z.
CÁLCULO DO IMC
Após as provas objetivas, a etapa seguinte é o cálculo do Índice de Massa Corporal. Somente os candidatos considerados normal magro, normal e normal pesado vão continuar na seleção. O resultado do IMC é a divisão do peso (em quilos) pela altura (em metros) ao quadrado é o IMC do participante.
OUTRAS ETAPAS
As demais fases do concurso são avaliação psicológica, exame médico, teste físico e exame documental. A última etapa é o curso de formação.

CRONOGRAMA
A redação será corrigida até o dia 24 de julho.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: