sexta-feira, 17 de julho de 2009

Justiça eleitoral do Rio cassa mandato do vereador Eider Dantas

Informação foi divulgada pelo TRE nesta sexta (17).
Eider Dantas pode recorrer da decisão.

Do G1, no Rio

O juiz da 228ª Zona Eleitoral, Eduardo Perez Ogberg, cassou nesta sexta-feira (17) o diploma do vereador do Rio Eider Ribeiro Dantas Filho. Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ele teria sido beneficiado pela pavimentação da Rua Orlando Carneiro, em Campo Grande, na Zona Oeste.

Segundo o TRE, Dantas pode recorrer da decisão. Procurado pelo G1, Eider Dantas informou que está fora do Rio de Janeiro e desconhece a decisão do juiz. Ele informou que vai recorrer assim que for comunicado oficialmente.
A obra foi determinada em 13 de agosto pelo então secretário municipal de Obras, Rodrigo Carvalho Ribeiro Dantas, filho do vereador cassado. O juiz entendeu que a medida favoreceu a campanha eleitoral de Eider Dantas com o uso promocional de recursos públicos. Rodrigo e Eider Dantas também receberam multa de 100 mil UFIR cada.

Rodrigo Dantas não foi localizado pela reportagem para comentar a decisão.

Ação do Ministério Público Eleitoral

A sentença tem execução imediata, conforme redigiu o juiz Eduardo Ogberg. A representação foi movida pelo Ministério Público Eleitoral quando Eider Dantas era candidato a vereador, a partir de um procedimento aberto pela fiscalização da Propaganda Eleitoral do TRE-RJ. Uma denúncia anônima levou os fiscais à obra, realizada por servidores municipais da Secretaria de Obras, com apoio de um caminhão com a logomarca da Prefeitura do Rio de Janeiro. O asfaltamento seria uma promessa da campanha de Dantas.
Na rua, foi encontrado um farto material de propaganda no carro do cabo eleitoral Marcelo de Almeida Assis, presidente da Associação de Moradores local, que admitiu trabalhar para o candidato.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: