quinta-feira, 30 de julho de 2009

Juiz mantém prisão de inglesas acusadas de tentativa de golpe no Rio

Segundo TJ, na próxima semana jovens serão ouvidas pelo juiz.
Elas estão presas desde segunda (27) em presídio na Baixada Fluminense.

Do G1, no Rio

Foto: AFP

Shanti (à direita) e Rebecca, as inglesas presas no Rio, usando quepes de policiais em uma festa na Inglaterra (Foto: AFP)

O juiz Flávio Itabaiana de Oliveira Nicolau, da 27ª Vara Criminal do Rio, manteve nesta quinta-feira (30) a prisão das inglesas Shanti Simone Andrews e Rebecca Claire Turner, de 23 anos, acusadas pela polícia de tentativa de estelionato. As informações são do Tribunal de Justiça.

Segundo o TJ, o juiz deverá intimar as turistas para uma audiência que deverá ser realizada na próxima semana. As inglesas podem cumprir pena de 1 a 5 anos de prisão pelo crime de estelionato.

Na quarta-feira (29), o promotor Juan Luiz Souza Vazquez ofereceu denúncia contra as inglesas e recomendou a continuidade da prisão e a não concessão do direito de fiança para as turistas.

As inglesas estão presas desde segunda-feira (27) na carceragem de Mesquita, na Baixada Fluminense. De acordo com o advogado das jovens, Renato Tonini, as turistas dormem no corredor da cela apenas com um lençol.

Promotor quer punições severas

Segundo o promotor, a punição para Shanti e Rebecca deve ser rígida para que se evite a fuga delas para a Inglaterra. Vazquez ressaltou que, apesar do advogado das jovens entregar os passaportes, as inglesas podem recorrer ao consulado do Reino Unido pedindo a emissão de um documento que autorize a viagem de retorno.

“A prisão é necessária, até porque não existe um acordo entre o Brasil e a Inglaterra que possibilite o cumprimento da pena no país de origem das turistas”, informou o promotor.
Vazquez explicou ainda que como elas são turistas e não possuem endereço fixo no Brasil, seria ainda mais difícil a Justiça localizá-las para entregar as intimações. As jovens, que afirmaram ser formadas em Direito, não apresentaram documentação que comprovasse o nível superior e por isso estão presas em uma cela comum.

Como aconteceu a prisão

Shanti e Rebecca foram presas após procurarem, na madrugada de segunda-feira (27), a Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat) para relatar o furto de objetos pessoais. Os policiais desconfiaram da versão das inglesas e foram até ao albergue onde elas estavam hospedadas, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, e constataram que todos os itens estavam no local.
De acordo com o promotor, os documentos apresentados na delegacia mostraram que as jovens quiseram aplicar um golpe contra a seguradora das bagagens. Segundo ele, o valor dos bens declarados pelas jovens como furtados era compatível com o que elas iriam receber do seguro, uma quantia de um pouco mais mil libras, o que representa cerca de R$ 4 mil.
O advogado das inglesas alegou que houve um “mal-entendido” e que elas teriam se confundido ao relatar os itens furtados. 

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: