quarta-feira, 29 de julho de 2009

'Houve excesso', diz secretário de Saúde sobre médica detida

Ségio Côrtes foi ao Tribunal de Justiça para tratar do assunto.
Paciente deverá ser transferida nesta tarde para hospital municipal.

Do G1, no Rio

 

"Houve excesso", resumiu nesta quarta (29) o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, sobre a médica detida no Rio.

A coordenadora de plantão na Central de Regulação do hospital do Iaserj, foi detida nesta quarta-feira por não cumprir decisão da Justiça, que determinava a transferência de uma paciente, internada em uma clínica particular na Ilha do Governador, no subúrbio, para o hospital do Iaserj, no Centro.

"Ela não merecia isso, estava trabalhando", completou Côrtes, que se reuniu nesta tarde com o presidente do Tribunal de Justiça, Luiz Zveiter, para discutir a questão.

Médica prestou depoimento

A médica foi liberada ainda nesta manhã, após prestar depoimento na 5ª DP (Mem de Sá). Na delegacia, ela contou que não autorizou a transferência da  porque não havia leito disponível no hospital. “Não cumpri o dela não porque não quis, não cumpri porque eu não pude cumprir”, disse Ana.

Família entrou com pedido na justiça

Maria Elza da Silva, de 64 anos, foi internada na Casa de Saúde Santa Maria Madalena no sábado (25), após sentir dificuldades para respirar.

Os médicos da clínica particular colocaram equipamentos do CTI no quarto da paciente, mas teriam orientado a família a tranferi-la para um hospital de grande porte.

Ao ser informada no domingo (26) que não havia leitos disponíveis na rede pública, a família entrou com o pedido na Justiça para conseguir uma vaga.

No início da tarde desta quarta-feira, o superintendente da Central de Regulação de leitos do Estado, Carlos Alberto Charles, prometeu transferir a paciente para o Hospital municipal de Acari, no subúrbio.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: