quinta-feira, 30 de julho de 2009

Santo Inácio adia volta às aulas de 4.200 alunos por causa da nova gripe

Apenas estudantes do 3º ano retornarão às salas dia 4.
São Vicente e Santo Agostinho mantêm calendário.

Carolina Lauriano e Daniella Clark Do G1, no Rio

Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1

Alunos em frente ao prédio do Santo Inácio: férias prorrogadas (Foto: Alba Valéria Mendonça/ Arquivo G1)

Depois de escolas públicas do estado e de municípios do Rio terem suas férias prorrogadas por causa da nova gripe, o Colégio Santo Inácio, na Zona Sul do Rio, decidiu nesta quinta-feira (30) adiar para 10 de agosto o início das aulas de 2.959 alunos do Jardim III ao 2º ano do ensino médio e de 1.254 jovens e adultos do turno da noite. Já os 236 alunos do 3º ano do ensino médio voltam ao colégio na próxima terça (4).

O Santo Inácio é uma das primeiras escolas particulares e tradicionais do Rio a prorrogar o recesso dos estudantes. Os colégios Andrews, Teresiano, Dínamis e Zaccaria, na Zona Sul do Rio, também adiaram o início das aulas para o dia 10.

O Mopi e o Colégio Marista São José, na Tijuca, Zona Norte do Rio, tomaram a mesma medida. O Colégio Salesiano e o Miraflores, em Niterói, na Região Metropolitana, também prorrogaram o recesso.

A Escola Parque, que tem unidades na Zona Sul e na Barra da Tijuca, e o Notre Dame, na Zona Sul, também estudam estender as férias escolares. A decisão só será tomada nesta sexta-feira (31).

No Santo Agostinho – que tem unidades na Barra e no Leblon, na Zona Sul do Rio – as aulas recomeçaram na última segunda-feira (27). O Colégio São Vicente e a Escola Alemã Corcovado, na Zona Sul, também não modificaram o calendário. O Centro Educacional da Lagoa (CEL) é outro que encerrará o recesso na segunda-feira (3).

Alunos divididos em turmas menores

Segundo a assessoria de comunicação do Santo Inácio, os alunos do 3º ano do ensino médio voltarão antes às aulas para não atrapalhar o calendário escolar, que inclui as provas do Enem e o vestibular. Eles serão distribuídos em turmas menores, nas salas que estiverem vazias.
Para recuperar o tempo perdido, o colégio vai estender as aulas até o fim de dezembro e vai abolir os feriados prolongados, mantendo as aulas nos dias anteriores ou posteriores às folgas do segundo semestre. Uma semana de atividades pedagógicas também foi cancelada.

Limpeza de mesas e cadeiras com álcool

O colégio também foi o primeiro no Rio a antecipar as férias dos estudantes, em junho, após estudantes apresentarem os sintomas da doença.
Segundo a escola, a limpeza de cadeiras e mesas passou a incluir o álcool. A limpeza dos banheiros também passou a ser feita mais vezes ao dia. Além disso, os setores do colégio receberam álcool e pano para cada funcionário fazer a higiene de seu espaço ao longo do dia.

Foram instalados ainda recipientes com gel higienizante em pontos estratégicos da escola para uso de alunos, professores e funcionários. Além disso, os aparelhos de ar condicionado foram desligados e as salas e os setores do colégio estão com portas e janelas abertas, facilitando a ventilação de ar.

Prefeitura adia retorno de grávidas

A nova gripe também levou a Secretaria municipal de Educação do Rio a adiar para o dia 10 de agosto o retorno de professoras e auxiliares de creche grávidas às salas de aula e creches do município. Os demais docentes e funcionários voltarão ao trabalho na próxima quarta-feira (5), quando passarão por um treinamento para receber orientações técnicas e esclarecer dúvidas em relação ao vírus. 
De acordo com a secretaria, as professoras e auxiliares grávidas não passarão pelo treinamento no dia 5, mas receberão as informações posteriormente. Elas também poderão acompanhar de casa as orientações pela programação da Multi Rio, canal exibido na rede aberta.

Os docentes que estiverem nas unidades escolares poderão fazer perguntas por meio de e-mail e fax, que serão respondidas no ar. Eles receberão orientações sobre como identificar sintomas e como se portar na identificação de casos mais avançados, além de como informar e discutir com as crianças o assunto.

Grupos de risco

Ao todo, há 30 mil professores e 3.500 auxiliares de creche na rede municipal de educação. A Secretaria não soube informar, no entanto, quantas grávidas estão trabalhando no momento.

As gestantes compõem um dos grupos – como idosos e crianças de até 2 anos e idosos – que, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, têm demonstrado maior propensão ao agravamento súbito do quadro.

Por conta disso, na última quarta-feira (29), a Prefeitura do Rio decidiu fechar até 17 de agosto as creches do município. Já nas escolas de ensino fundamental, as aulas recomeçarão no dia 10.

Vírus A (H1N1)

Nenhum comentário: