sexta-feira, 31 de julho de 2009

Comissão vai investigar morte de grávida por nova gripe

Josimara Azevedo morreu na quinta-feira (30), na Zona Oeste do Rio.
Subiu para nove o número de mortos pela nova gripe no estado.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

 

A Secretaria estadual de Saúde do Rio de Janeiro informou, na noite desta sexta-feira (31),  que a Comissão de Óbito, formada pelo órgão, vai investigar se houve falha no atendimento a Josimara Azevedo, de 24 anos. Grávida de quatro meses, Josimara morreu na quinta-feira (30), vítima de nova gripe.

O corpo de Josimara foi enterrado nesta sexta. Segundo parentes, ela passou por quatro hospitais em um posto de saúde. O marido de Josimara afirmou que os médicos não consideraram a febre alta e a falta de ar como sintomas da nova gripe, porque ela tinha asma.
“Sempre falavam que era devido à asma dela, que era bronquite. Todo mundo falava isso”, contou ele.
De acordo com a Secretaria estadual de Saúde, a subsecretária Hellen Miyamoto informou que a paciente passou no Hospital Azevedo Lima nos dias 11 e 15 de julho, nas duas vezes com sintomas de tosse e febre baixa. Ela esclareceu que Josimara não apresentava sinal de risco, por isso foi liberada, seguindo o protocolo clínico.
Ainda segundo a subsecretária, o protocolo clínico foi modificado duas vezes depois, nos dias 17 e 26 de julho, conforme os médicos puderam perceber com mais clareza a forma como o vírus age no caso das grávidas.

Nove mortes

Nesta sexta, a Secretaria estadual de Saúde do Rio anunciou mais quatro mortes de vítimas da nova gripe. Com isso, sobe para nove o número de óbitos no estado.

Dos novos registros, há uma criança de 9 anos, um adolescente de 14, um homem de 31, e a grávida de 24 anos. Todos apresentavam fatores de risco.

Vírus A (H1N1)

Nenhum comentário: