quarta-feira, 29 de julho de 2009

Nova gripe faz rede estadual de ensino do Rio adiar volta às aulas

A princípio, férias serão prorrogadas até 10 de agosto.
Recomendação é que redes municipal e privada sigam exemplo.

Alícia Uchôa Do G1, no Rio

 

A rede estadual de ensino do estado do Rio de Janeiro vai adiar a volta às aulas por uma semana. Os alunos deverão retornar às escolas no próximo dia 10 de agosto. A medida valerá também para escolas técnicas, inclusive as que chegaram a retornar aos trabalhos na última segunda-feira (27).

A previsão é que na próxima semana, uma nova reunião determine se há ou não necessidade de prorrogar ainda mais as férias escolares. De acordo com a Secretaria de Educação, a decisão deve atingir cerca de 1,5 milhão de alunos, além dos 100 mil das escolas técnicas.

Escolas das redes municipais e privadas também podem adiar

Segundo o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, a recomendação é que as redes municipais e privada acompanhem a decisão do governo estadual. As aulas perdidas devem ser repostas no final do ano letivo, em dezembro.

Na capital, apesar de a rede municipal já ter anunciado na terça-feira (28) a decisão de manter o calendário com início das aulas previsto para o próximo dia 3, uma reunião na tarde desta quarta-feira (29) entre as secretarias municipais de educação e de saúde deve definir um novo posicionamento sobre a volta às aulas.

Bebedouros elétricos devem ser desligados

“Temos que nos antecipar e ter precaução”, resumiu Côrtes. “Na sexta-feira (31) vamos nos reunir com coordenadores e inspetores do estado para que sejam treinados e capacitados por profissionais de saúde sobre a doença”, completou a secretária estadual de Educação, Teresa Porto.
Segundo ela, entre as medidas de higiene que devem ser recomendadas às escolas está a substituição de bebedouros elétricos pela oferta de água em copos descartáveis. Os professores também devem manter as salas com janelas abertas.
“Além das crianças, uma das nossas preocupações foi com as profissionais de educação grávidas”, afirmou a secretária.

Vírus A (H1N1) - NOTÍCIAS

Nenhum comentário: