terça-feira, 28 de julho de 2009

Governo do RJ informa que 3 presos de Catanduvas chegarão ao Rio nesta terça

Informação é da Secretaria de Administração Penitenciária.
Até dezembro, sete presos serão transferidos para o Rio.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

 

A Secretaria estadual de Administração Penitenciária (Seap) informou que três dos sete presos cariocas que cumprem pena no presídio de Segurança Máxima de Catanduvas (PR) estão sendo transferidos para o Rio na noite desta terça (28).

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Luiz Zveiter, informou que a Vara de Execuções Penais, que julga os processos relativos aos detentos, determinou que o Governo do Rio impeça o desembarque dos três presos, que devem voltar imediatamente para o Paraná.

Segundo decisão da Justiça Federal, sete presos deverão retornar ao Rio até o final do ano. Eles foram transferidos provisoriamente para o presídio Segurança Máxima de Catanduvas no dia 5 de janeiro de 2007, junto com outros criminosos, como Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco.
De acordo com a Seap, Isaías da Costa Rodrigues, o Isaías do Borel, Ricardo Chaves de Castro Lima, o Fu da Mineira, e Marcos Antônio Pereira Firmino, o My Thor, estão vindo de avião e podem desembarcar ainda nesta noite no Aeroporto Santos Dumont, no Centro da cidade.
Um forte esquema de segurança foi montado para receber e fazer a escolta dos presos até o conjunto de presídios de Bangu, no subúrbio.

A Justiça do Rio vai entrar na quarta-feira (29) com um recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para que os presos não retornem ao sistema prisional do Rio nas datas previstas pela justiça do Paraná. O objetivo é prolongar ao máximo a permanência dos presos em Catanduvas.

O juiz federal que determinou a volta dos criminosos ao Rio de Janeiro disse que o tempo de permanência no presídio é determinado por lei. Ele lembrou que os presos deveriam ficar na penitenciária apenas 120 dias, mas estão lá há cerca de dois anos e meio.

Medidas

O governador Sérgio Cabral e o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro reagiram à decisão da Justiça Federal do Paraná de devolver para o Rio os sete chefes do tráfico de drogas.

O desembargador Luiz Zveiter informou que já entrou com pedido para que o governador Sérgio Cabral não receba os presos que devem chegar nesta terça. Segundo ele, no ofício que a Justiça Federal do Paraná encaminhou ao Tribunal de Justiça, tinha sido estabelecido que os três traficantes deveriam chegar ao estado apenas na quinta-feira (30).
“Eles não vão conseguir desembarcar, porque estamos emitindo um pedido para que o Governo do Estado não autorize a vinda desses presos, que só deveriam chegar na quinta-feira (30). O juiz da Vara de Execuções Penais entendeu que eles não devem desembarcar”, afirmou o presidente do TJ-RJ.
De acordo com a decisão da Justiça Federal, Cláudio José Fontarigo, o Claudinho da Mineira, viria no fim de setembro. Os outros três presos, Márcio José Guimarães, o Tchaca, Márcio Cândido da Silva, o Porca Russa, e Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP do Alemão, teriam que voltar obrigatoriamente para o Rio em dezembro.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: