sexta-feira, 31 de julho de 2009

Bombeiros farão a distribuição de remédios contra gripe A no Rio

Serão 42 polos no interior e 15 na capital em UPAs e quartéis.
Medicamentos só serão entregues mediante formulário e receitas médicas.

Alícia Uchôa Do G1, no Rio

A distribuição de medicamentos contra a nova gripe no estado do Rio de Janeiro será feita pelo Corpo de Bombeiros a partir desta sexta-feira (31). Serão 42 polos no interior do estado e 15 na capital, que funcionarão 24 horas.

Os funcionários dos hospitais ou acompanhantes de pacientes que precisarem buscar o remédio deverão estar munidos de um formulário especial preenchido e de receita médica com cópia. Pessoas sem a documentação específica não poderão retirar o kit.
“Só serão entregues medicamentos mediante o preenchimento integral e correto, junto com a receita. Os dois carimbados e assinados por um médico. Queremos aproveitar a capilaridade dos bombeiros para dar um acesso maior e mais rápido ao medicamento”, explicou o Secretário estadual de Saúde Sérgio Côrtes.

População não deve ir direto aos bombeiros

Segundo ele, o formulário requer que o médico siga o protocolo do Ministério da Saúde de só medicar pacientes em estado grave ou em grupos de risco, como grávidas, idosos e crianças com menos de 2 anos. E, caso, fuja do protocolo, justifique a medida por escrito.
“Não adianta a população ir direto aos bombeiros atrás de remédios”, completou Côrtes, que enviará formulários a hospitais e os disponibilizará na internet. Desde o último sábado, a Secretaria recebeu, ao todo, 10 mil kits de tratamento para a doença.

Morre mais uma grávida

Sobre a morte de uma grávida, de 24 anos, na quinta-feira (30), com o vírus da nova gripe, Côrtes informou que infelizmente, às vezes, o tratamento com remédio não resolve.

"Ser tratada e tomar o remédio não evita mortes, senão não haveria tantas mortes no mundo todo. Já houve casos em que o vírus teve completa resistência ao antiviral no mundo", disse o secretário.

Ele confirmou que havia 57 grávidas internadas com suspeita da nova gripe, entre elas 7 em estado grave. A vítima de quinta, era uma dessas 7 pacientes. Ela vai se enterrada na tarde desta sexta-feira no Cemitério Parque da Paz, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio.

Disque-Gripe recebeu 30.090 ligações

A Secretaria estadual de Saúde disse que o serviço de Disque-Gripe realizou, desde segunda (27) até as 11 horas de quinta (30), um total de 30.090 atendimentos.

Vírus A (H1N1)

Nenhum comentário: