sexta-feira, 31 de julho de 2009

Sesi-RJ e Senai-RJ adiam volta às aulas por causa da nova gripe

No entanto, não há registros de casos da doença na rede.
Alunos voltarão às aulas no dia 17 de agosto.

Do G1, no Rio

O Sistema Firjan adiou a volta às aulas do Sesi-RJ e do Senai-RJ para o dia 17 de agosto, por orientação da Secretaria estadual de Saúde, apesar de não haver registros de casos da nova gripe na rede. As informações foram divulgadas pela Firjan por meio de uma nota oficial.
A medida é uma precaução para evitar a disseminação da doença. O período de aula suspenso será reposto ao final do calendário escolar para que não haja nenhum prejuízo aos alunos e seus familiares, segundo a Firjan. Em caso de dúvida, o aluno ou responsável deve entrar em contato com a secretaria escolar da sua unidade ou pelo telefone 0800 0231 231.
O Sesi-RJ possui 18 unidades e cerca de 8.060 alunos; já o Senai-RJ tem 30 unidades e aproximadamente 19.070 alunos em todo o estado do Rio de Janeiro.

Grávida morre vítima da doença, diz médica

Uma gestante, de 24 anos, morreu na tarde de quinta-feira (30), com o vírus da nova gripe. A informação é da chefe do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Rocha Faria, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, médica Maria Fernanda Cardoso.
A Secretaria estadual de Saúde confirmou que a grávida tinha o laudo positivo do vírus Influenza A (H1N1). Porém, a Secretaria alegou que não pode divulgar a informação oficialmente porque esse óbito ainda não consta no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Segundo o órgão, o Rio já tem cinco mortes provocadas pelo vírus Influenza A (H1N1), entre as vítimas uma outra gestante.

Colégio Santo Inácio adiou retorno para 10 de agosto

Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1

Alunos em frente ao prédio do Santo Inácio: férias prorrogadas (Foto: Alba Valéria Mendonça/ Arquivo G1)

Depois de escolas públicas do estado e de municípios do Rio terem suas férias prorrogadas por causa da nova gripe, o Colégio Santo Inácio, na Zona Sul, decidiu na quinta-feira (30) adiar para 10 de agosto o início das aulas de 2.959 alunos do Jardim III ao 2º ano do ensino médio e de 1.254 jovens e adultos do turno da noite. Já os 236 alunos do 3º ano do ensino médio voltam ao colégio na próxima terça (4).

O Santo Inácio é uma das primeiras escolas particulares e tradicionais do Rio a prorrogar o recesso dos estudantes. Os colégios Andrews, Teresiano, Dínamis e Zaccaria, na Zona Sul do Rio, também adiaram o início das aulas para o dia 10.

O Mopi e o Colégio Marista São José, na Tijuca, Zona Norte do Rio, tomaram a mesma medida. O Colégio Salesiano e o Miraflores, em Niterói, na Região Metropolitana, também prorrogaram o recesso.

A Escola Parque, que tem unidades na Zona Sul e na Barra da Tijuca, e o Notre Dame, na Zona Sul, também estudam estender as férias escolares. A decisão só será tomada nesta sexta-feira (31).

No Santo Agostinho – que tem unidades na Barra e no Leblon, na Zona Sul do Rio – as aulas recomeçaram na última segunda-feira (27). O Colégio São Vicente e a Escola Alemã Corcovado, na Zona Sul, também não modificaram o calendário. O Centro Educacional da Lagoa (CEL) é outro que encerrará o recesso na segunda-feira (3).

Prefeitura adia retorno de grávidas

A nova gripe também levou a Secretaria municipal de Educação do Rio a adiar para o dia 10 de agosto o retorno de professoras e auxiliares de creche grávidas às salas de aula e creches do município. Os demais docentes e funcionários voltarão ao trabalho na próxima quarta-feira (5), quando passarão por um treinamento para receber orientações técnicas e esclarecer dúvidas em relação ao vírus.

Vírus A (H1N1)

Nenhum comentário: