terça-feira, 28 de julho de 2009

Governo do Rio aconselha a internação de todas as grávidas com febre e tosse

Estado vai abrir 40 leitos em dois hospitais para atender gestantes.
Elas não devem procurar maternidades.

Alba Valéria Mendonça Do G1, no Rio

Em reunião realizada nesta terça (28)  com representantes de maternidades do Rio e da Sociedade Brasileira de Obstetrícia, a Secretaria estadual de Saúde determinou que a partir de agora, todas as grávidas que manifestarem sintomas como tosse e febre – sintomas suspeitos da gripe A – deverão ser internadas.

Segundo Luiz Maurício Plotkowski, superintendente de unidades próprias da Secretaria, 40 novos leitos clínicos estão sendo preparados para isso, em enfermarias dos hospitais Albert Schweitzer, em Realengo, na Zona Oeste, e no Iaserj, no Centro.
Também estão sendo preparados 23 leitos de terapia intensiva, sendo dez no Albert Schweitzer e 13 no Hospital Getúlio Vargas, na Penha, na Zona Norte.
“Por precaução estamos recomendando a internação de todas as grávidas que apresentem os sintomas. Percebemos que nem todas entendem a gravidade da doença e acabam se descuidando”, disse o superintendente acrescentando, que a Secretaria está fazendo uma busca ativa a procura de duas gestantes que se recusaram a ser internadas.

Três gestantes em estado grave

Plotkowski disse ainda que das 55 gestantes que estão internadas no Rio, suspeitas de terem contraído a nova gripe, pelo menos três estão em estado grave, em unidades de terapia intensiva.
Durante a reunião, foram discutidos os parâmetros da literatura médica e a melhor forma de combater este novo vírus. Chegou-se à conclusão que as grávidas, por estarem mais suscetíveis a problemas imunológicos, estão num grupo de grande risco.
“As gestantes formam um grupo de grande risco, independentemente da idade gestacional em que estejam. A evolução da doença se dá muito rapidamente. E a mãe não estando bem, o bebê também corre risco. Por isso, a melhor alternativa é a internação para melhor acompanhamento da paciente”, disse o superintendente.

Grávidas não devem procurar maternidades

Por não se tratar de uma complicação relativa ao parto, o superintendente aconselha às gestantes a não procurarem internação em maternidades para não contaminar outras grávidas.
“Elas devem procurar uma unidade de saúde comum, pública ou privada. Trata-se de um problema clínico e não gestacional. Por isso, não precisa buscar internação em maternidades”, explicou o superintendente.

Vírus A (H1N1)

Nenhum comentário: