terça-feira, 28 de julho de 2009

Massa abre o olho esquerdo e já se comunica em 3 idiomas

Hungria

Três dias após o acidente no treino classificatório para o GP da Hungria, Felipe Massa está cada vez melhor. Nas últimas horas, o inchaço no olho esquerdo do piloto diminuiu e, aos poucos, ele já consegue abrí-lo, enxergando. Fora isso, o brasileiro responde coerentemente perguntas em três idiomas, interage e reconhece a todos.

25_CHB_massa
"Só boas notícias hoje", comemorou o médico particular do ferrarista, Dino Altmann. Hospitalizado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Militar de Budapeste, Massa passou por uma cirurgia para a retirada de fragmentos ósseos do rosto e se recupera de fraturas na região da testa.
Na segunda-feira, houve uma polêmica quanto à recuperação total de Massa. O neurocirurgião Robert Veres declarou que ainda é cedo para qualquer prognóstico quanto à possibilidade de uma volta do brasileiro às pistas.
"A vida de Massa não está mais em perigo, mas ainda não é possível estabelecer certamente o quanto a lesão no olho esquerdo pode prejudicar a sua carreira", disse.
A declaração foi contestada por Dino Altmann, médico que foi a Budapeste acompanhar a recuperação do piloto a pedido dos familiares.
"A fratura no crânio atinge a cavidade ocular e não o globo ocular e nem o nervo óptico. Qualquer consideração a respeito da visão dele é pura especulação", rebateu Altman.
Apesar de muitas vezes ficar sonolento, efeito dos medicamentos em seu organismo, o vice-campeão mundial apresenta claros sinais de que nenhuma de suas funções cerebrais foi afetada.
Nesta terça-feira, Dino Altman também disse que Massa pode receber alta do hospital em até 10 dias. Uma transferência hospitalar para uma clínica de Paris ainda é tratada com cautela por médicos e familiares do piloto. Segundo o pai do brasileiro, Titônio, Massa pode deixar a UTI já nesta quarta-feira.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: