terça-feira, 28 de julho de 2009

Paraíba tem primeira morte de gripe suína no Nordeste

João Pessoa

A Secretaria de Saúde de João Pessoa (SMS) na Paraíba confirmou que a cidade registrou nesta terça-feira a primeira morte por gripe suína no Nordeste. A vítima foi um estudante universitário que chegou recentemente de Brasília, onde participou do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE).

O nome da vítima não foi divulgado pela Secretaria de Saúde, o que atende a uma determinação do Ministério. O estudante chegou de Brasília no último dia 20 e no dia seguinte apresentou os primeiros sintomas. "Ele fazia parte do grupo de risco por já ser portador de pneumopatia crônica e má formação congênita do tórax, tendo um histórico de internações", afirmou Júlia Vaz, Diretora de Vigilância à Saúde da SMS.

O estudante estava internado no Hospital Universitário Lauro Wanderley que está sendo obrigado a adotar procedimentos específicos para o sepultamento, assim como a funerária. "Enfermeiros e funcionários precisam usar capote, luva, máscara N95 e óculos de proteção. O corpo é duplamente ensacado e o caixão permanece fechado", explicou Júlia.
A Secretaria Municipal de Saúde intensificou o trabalho educativo em relação à síndrome gripal nos últimos dias em João Pessoa. Estão sendo realizadas diversas palestras que envolvem diretores de escolas, creches, hospitais, abrigos de idosos e funcionários de locais visitados turisticamente na Capital.
A estatística em João Pessoa é de uma morte, cinco casos confirmados, dois em monitoramento e 12 descartados até agora. A SMS garantiu que os demais pacientes infectados estão fora de perigo.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: