terça-feira, 28 de julho de 2009

Parentes e amigos de brasileiro desaparecido fazem manifestação no Rio

Economista desapareceu quando fazia trilha do monte Mulanje, na África.
Família pede mais recursos nas buscas ao carioca.

Do G1, no Rio, com informações do Globo Notícias

 

Amigos e familiares do brasileiro Gabriel Buchman, que desapareceu quando fazia uma trilha no monte Mulanje, no Maláui, na África, no dia 17 de julho, se reuniram nesta terça-feira (28) na  Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio. O objetivo, segundo a família, é sensibilizar as autoridades e pedir mais recursos nas buscas ao economista.

A família e os amigos de Gabriel, de 28 anos, criaram um blog.

Canadenses vão ajudar nas buscas

Oito canadenses especialistas em salvamento vão auxiliar nas buscas. O único gasto com a equipe será com transporte e alimentação, já que os canadenses irão trabalhar como voluntários. Segundo Gabriela Podcameni, amiga de Gabriel, a família está tentando apoio do Itamaraty, mas caso não consiga, vai arcar com todos os custos da equipe de salvamento.

“Essa equipe trabalhou no resgate das vítimas do 11 de setembro. Estamos buscando apoio com Itamaraty, mas como não podemos esperar, é possível que a família e os amigos tenham que pagar tudo”, contou Gabriela.

Na última quinta-feira (23), o Itamaraty disponibilizou um helicóptero para auxiliar os 60 homens que percorrem as trilhas do monte. Segundo a família, o helicóptero sobrevoou o local até a sexta-feira (24).

Economista viajava desde julho de 2008

O economista estava viajando desde julho do ano passado. Ele percorreu 26 países da Ásia, África e o Oriente Médio como preparativo para um doutorado sobre políticas públicas de apoio a populações pobres.
Antes de subir o monte Mulanje, Gabriel entrou em contato com a mãe.
“Foi por e-mail. Falou: ‘mamãe, estou terminando a viagem, estou indo para o Maláui. Vou já providenciar minha passagem Joanesburgo/Amsterdam para estar no Brasil no dia 28’”, conta a mãe do jovem.
A namorada de Gabriel acredita que ele tenha se machucado no percurso.
“Eu já elaborei algumas hipóteses. Eu acho que, como Gabriel tem experiência em subir montanha, ele é bastante safo, ele é precavido, ele deve ter se machucado. Então, acho que ele está só perdido e machucado, por isso é fundamental que as equipes de busca deem força total para encontrá-lo”, diz a namorada, Cristina Reis.

G1 > Mundo

Nenhum comentário: