quarta-feira, 15 de julho de 2009

Avião com 168 pessoas cai no Irã - Extra Online

O Globo Agências internacionais

Bombeiro caminha sobre os destroços da aeronave - Reuters

TEERÃ - Um avião de passageiros Tupolev 154, de fabricação russa, caiu no noroeste do Irã na quarta-feira matando todas as 168 pessoas a bordo, entre elas duas crianças, disse a mídia iraniana. A aeronave, da empresa Caspian Airlines, levava 153 passageiros e 15 tripulantes, disse Reza Jafarzadeh, porta-voz da autoridade de aviação iraniana, à mídia estatal. O voo 7908 explodiu e caiu 16 minutos após a decolagem do Aeroporto Internacional Imã Khomeini, disse o porta-voz da Organização Iraniana de Aviação.

O avião viajava de Teerã a Yerevan, na Armênia, quando caiu por volta das 11h33 (4h03 no horário de Brasília) perto da cidade de 200 mil habitantes Qazvin, disse a agência de notícias oficial Irna.

A agência semioficial Far News citou uma importante autoridade provincial, Sirous Saberi, dizendo que o avião havia sofrido problemas técnicos antes de tentar fazer um pouso de emergência.

Em menos de dois meses, 645 pessoas morreram em desastres envolvendo aviões de grande porte no mundo.

A TV estatal mostrou imagens de destroços do avião e de algumas partes de corpos espalhados pela região.

- Foi um grande desastre com pedaços da aeronave espalhados por uma área de 200 metros quadrados - disse um bombeiro à TV estatal iraniana.

- Houve uma explosão que deixou uma vala de dez metros de profundidade no chão. Não pudemos fazer nada. Nós tentamos apagar o fogo da melhor maneira que pudemos - disse ele.

Outras imagens de TV mostraram uma grande cratera aberta no solo de uma propriedade rural, com destroços metálicos espalhados pela área. Uma fumaça subia no local, enquanto a polícia e curiosos se aglomeravam ao redor.

Avião sofreu problemas técnicos, mas não conseguiu fazer pouso

- Infelizmente o avião pegou fogo no ar e caiu... Diferentes partes pequenas desse avião podem ser vistas no chão - afirmou.

O comandante da polícia de Qazvin, Massoud Jafari, disse à Irna que "evidências mostram que esse avião de passageiros ficou completamente destruído". O oficial Hossein Behzadpour disse que os bombeiros ainda tentavam apagar o fogo.

O último acidente aéreo no Irã envolvendo um Tupolev aconteceu em 2006, informa o site airdisaster.com. Ao todo, 147 morreram.

O acidente desta quarta-feira foi a quarta tragédia desde o dia 20 de maio, quando um avião militar da Indonésia caiu na ilha de Java, matando 97 pessoas. No dia 1º de junho, o voo 447 da Air France que fazia a rota Rio-Paris, caiu no Atlântico. Ao todo, 228 pessoas morreram. Um mês depois, no dia 30 de junho, um Airbus 310 da companhia Yemenia caiu no Índico. Dos 153 a bordo, somente um sobreviveu.

Extra Online

Nenhum comentário: