sexta-feira, 10 de julho de 2009

SP registra segunda morte por gripe suína do Brasil

Reuters, O Globo, GloboNews TV

SÃO PAULO - A Secretaria de Saúde de São Paulo confirmou nesta sexta-feira a segunda morte por gripe suína no país. De acordo com a pasta, o óbito ocorreu no último dia 30 de junho. A vítima é uma menina de 11 anos, que morava em Osasco, na Grande São Paulo. Segundo a secretaria, os pais e o irmão da menina também foram infectados pelo vírus do influenza A H1N1. O estado de São Paulo ainda tem dois infectados, ambos adultos, internados com a doença em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A menina morreu em no Hospital Sino-Brasileiro, em Osasco, dois dias após o início dos sintomas e seis horas após dar entrada no setor de emergências. O diagnóstico da gripe foi constatado somente após o óbito, depois que um irmão da vítima, de 7 anos, teve confirmada a doença. Em Belo Horizonte, um bebê de seis meses infectado com a doença está internado em estado grave. No Rio Grande do Sul, um caminhoneiro está em estado grave.

A análise da vítima em São Paulo foi feita pelo Instituto Adolfo Lutz e só foi divulgada nesta sexta-feira. De acordo com o atestado de óbito, a garota foi vítima de 'infecção generalizada'.

Não foi colhido material durante a internação porque se suspeitava de outras doenças. Ao fazer exame de sangue dessa criança que tinha falecido, foi confirmada a gripe suína - diz o secretário estadual de Saúde Luiz Roberto Barradas Barata, em entrevista coletiva nesta tarde.

A menina, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, teve início de sintomas - dor abdominal, vômito, febre - no dia 28 de junho. No dia 29, apresentou febre de 39 graus, tosse, dores no corpo e vômitos. No dia seguinte foi levada pelos pais ao hospital com sinais de choque séptico.

Ela deu entrada na emergência hospitalar, fez exames de raio-x, ultra-som, liquor e eletrocardiograma, tendo sido medicada e internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde teve uma parada cardiorrespiratória e faleceu. A Secretaria de Estado da Saúde disse que a vítima teve antivírus aos 2 anos de idade, o que poderia ter deixado ela menos resistente ao vírus do que os outros infectados pela nova gripe.

O irmão da menina começou a apresentar sintomas de gripe suína no dia 1º e foi levado ao Instituto Emílio Ribas. Apesar de apresentar quadro considerado leve, o menino foi internado em isolamento respiratório. A mãe das crianças, que apresentava sintomas leves, como coriza e tosse, também teve amostras colhidas para exame, que deram positivo para a doença. O pai da menina de 11 anos também foi infectado.

O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) agora investiga os contatos da família e das crianças. Uma outra criança, contato próximo do irmão da vítima, foi infectada com a gripe suína. Esse paciente, de acordo com a Secretaria da Saúde, passa bem e tem apenas sintomas leves da doença.

A morte da menina começou a ser investigada após o resultado positivo do irmão. O resultado da análise da garota, que apontou influenza A, ficou pronto no último dia 8 de julho e foi rechecado para ter total segurança dos resultados. O diagnóstico final foi conhecido nesta sexta-feira.

Segundo o boletim técnico do Ministério da Saúde, divulgado nesta sexta-feira, o Brasil tem 1.027 casos confirmados da nova gripe. O estado de São Paulo registra o maior número de pacientes infectados, com 457, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 129. Cinco pacientes estão internados em São Paulo.

O ministério também negou que tenha recomendado a pessoas com sinais de gripe que fiquem em casa por pelo menos sete dias, numa espécie de quarentena para evitar que eventuais casos de gripe suína se espalhem.

Extra Online

Nenhum comentário: