sábado, 11 de julho de 2009

Operação para achar suspeitos de atirar em PM interrompe obras do PAC

Policiais apreenderam uma pistola e 383 trouxinhas de maconha.
PM baleado ao tentar impedir assalto está em estado grave.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

 

As obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) no Morro do Turano, no Rio Comprido, na Zona Norte do Rio de Janeiro, foram interrompidas nesta sexta-feira (10) devido a uma operação do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Segundo a polícia, houve tiroteio e um homem foi morto.

A operação, que também aconteceu no Morro da Chacrinha, entre os bairros da Tijuca e Rio Comprido, visava prender os criminosos que balearam o PM Enio Roberto Santiago, ferido ao tentar impedir um assalto pela manhã no Largo da Segunda-Feira, na Tijuca.

O relações públicas do Bope, Capitão Ivan Blaz, informou que os PMs foram recebidos a tiros pelos criminosos no Morro do Turano. Durante o confronto, um homem, que segundo a polícia estava armado com uma pistola, foi morto. Ele chegou a ser levado para o Hospital Souza Aguiar, no Centro, mas não resistiu.

De acordo com a PM, a operação terminou na noite desta sexta-feira. Os policiais apreenderam uma pistola e 383 trouxinhas de maconha. Ainda não há informações sobre presos.

O novo comandante da Polícia Militar, coronel Márcio Sérgio de Brito Duarte, prometeu reforçar a segurança na região.

Como foi o crime

Por volta das 7h30 desta sexta-feira, o cabo Enio Roberto Santiago estava em frente à uma escola na Tijuca quando viu dois criminosos rendendo um casal dentro de um carro. O PM, armado com um fuzil, seguiu em direção aos suspeitos, mas segundo testemunhas, quando ele ia abordá-los foi surpreendido por um outro homem que vinha logo atrás.

Segundo a polícia, os disparos acertaram a nuca e o ombro do policial militar, que é motorista do comandante do Bope, tenente-coronel Alberto Pinheiro Neto. Os criminosos fugiram com o carro roubado.
“É a profissão dele, ele reagiu como policial, e procurou defender aquelas pessoas que estavam sendo agredidas. O que ele não contava era com a cobertura, que tudo leva a crer que tinha”, disse o comandante.

Estado de saúde de PM continua grave

Colegas do batalhão e parentes do cabo Enio Roberto Santiago passaram a tarde no Hospital Souza Aguiar.

De acordo com informações da polícia, o PM ferido foi operado no início desta tarde e segue para o CTI do Hospital Sousa Aguiar, onde ficará internado. O estado de saúde da vítima ainda é grave.

Carro roubado é encontrado

No Morro do Turano também foi encontrado o carro roubado pelos criminosos durante o assalto no Largo da Segunda-feira. Segundo Blaz, o carro foi localizado graças às informações repassadas pelo Disque-Denúncia.

Ainda de acordo com a polícia, uma câmera da CET-Rio, que fica próximo ao local do crime, estava apontada para o outro lado da rua e não filmou a ação dos criminosos.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: