quinta-feira, 16 de julho de 2009

Servidor da prefeitura teria sido executado por traficantes

Colegas de agente de controle de endemias afirmam que Júlio Baptista foi confundido com estuprador na Penha

POR PAULA SARAPU, RIO DE JANEIRO

Rio - Os verbos no passado, quando fala do filho desaparecido, mostram que a aposentada Elenice Almeida da Silva, 71 anos, tem poucas esperanças de encontrar com vida o agente de controle de endemias Júlio Baptista Almeida da Silva, 29. O servidor da Prefeitura do Rio trabalhava no combate a focos do Aedes aegypti no Complexo do Alemão, na Penha, e teria sido confundido com um estuprador que age na região disfarçado de mata-mosquito.

Júlio, em foto divulgada por colegas: agente desapareceu na Avenida Itaóca, depois de sair do trabalho. Foto reprodução

Colegas de trabalho de Júlio, que ontem voltaram normalmente às comunidades, afirmam que traficantes da Favela Nova Brasília fizeram um julgamento e decidiram matar o funcionário público. “Meu filho me deixou muitas coisas boas. Era a minha criança grande. A vontade que tenho é de sair entrando naquela comunidade atrás do meu filho, mas isso não ajudaria. Espero que alguém sinta a nossa dor e nos ajude com alguma informação”, desabafou Dona Elenice.
Júlio sumiu dia 9, depois do trabalho. O agente voltou da rua às 16h30 e trocou de roupa antes de ir embora para encontrar a mãe no NorteShopping. Era aniversário de uma das irmãs de Júlio e os dois comprariam um bolo. Em um ponto de ônibus da Avenida Itaóca, o rapaz se despediu de um colega, que pegou o ônibus primeiro. Pouco tempo depois, o celular dele já estava desligado.

AMEAÇAS

Um colega de trabalho de Júlio conta que esteve pessoalmente na comunidade e que as informações são de que o rapaz teria sido confundido com um criminoso que violentou pelo menos sete mulheres e que é investigado pela 21ª DP (Bonsucesso). Mês passado, a delegacia divulgou um retrato falado do estuprador.
“Eles fizeram ameaças e disseram para a gente não procurar o corpo e não se meter. Júlio era um bom servidor, pacato e empenhado. Estamos fazendo de tudo para ajudar”, disse o funcionário que foi à favela procurar o mata-mosquito.
Júlio trabalhava como agente de endemias há um ano. Formado em Letras, ele foi o 25º colocado no concurso, depois de sete anos trabalhando na Comlurb, no mesmo cargo. “Ele queria progredir na vida. Estudava muito, adorava ler e me levava ao cinema. Era muito calado, tranquilo. Morava comigo e nunca dormiu fora de casa ”, contou a mãe.
Os familiares não veem semelhanças entre Júlio e o retrato falado do estuprador, divulgado pela polícia no mês passado. Ontem, parentes do rapaz passaram o dia peregrinando por hospitais e delegacias em buscas de notícias.

Funcionários cobram mais informações

Agentes de endemias distribuíram fotos de Júlio nas associações de moradores do Complexo do Alemão e pedem que qualquer informação seja repassada ao Disque-Denúncia (2253-1177).
Colegas do agente de controle de endemias contam que receberam ameaças e que foram orientados pelos bandidos a não circular pelas favelas. “Não fomos avisados pela prefeitura de que havia um estuprador se passando por um mata-mosquitos”, escreveu a O DIA um agente. No Orkut, servidores mostraram indignação. Por nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o caso já estaria sendo investigado pela polícia.

Polícia ainda não começou investigação sobre o caso

As investigações sobre o desaparecimento do funcionário público não avançaram. O registro foi feito no dia 10, menos de 24 horas depois do sumiço do rapaz, na 23ª DP (Méier), que encaminhou o procedimento à 44ª DP (Inhaúma). Como as informações são de que ele desapareceu na Favela Nova Brasília, no Complexo do Alemão, um despacho virtual no sistema da Polícia Civil devolveu o caso à 22ª DP (Penha), responsável por essa área da cidade.
Júlio foi visto pela última vez na Avenida Itaóca e, por isso, ainda há chances de as investigações passarem para a 21ª DP (Bonsucesso). Segundo o delegado Felipe Ettore, da 22ª DP, todas as delegacias do entorno vão trabalhar em conjunto. “Vamos chamar familiares e checar todas as informações passadas pelos agentes da prefeitura”, afirmou.

Polícia ainda não começou investigação sobre o caso

As investigações sobre o desaparecimento do funcionário público não avançaram. O registro foi feito no dia 10, menos de 24 horas depois do sumiço do rapaz, na 23ª DP (Méier), que encaminhou o procedimento à 44ª DP (Inhaúma). Como as informações são de que ele desapareceu na Favela Nova Brasília, no Complexo do Alemão, um despacho virtual no sistema da Polícia Civil devolveu o caso à 22ª DP (Penha), responsável por essa área da cidade.
Júlio foi visto pela última vez na Avenida Itaóca e, por isso, ainda há chances de as investigações passarem para a 21ª DP (Bonsucesso). Segundo o delegado Felipe Ettore, da 22ª DP, todas as delegacias do entorno vão trabalhar em conjunto. “Vamos chamar familiares e checar todas as informações passadas pelos agentes da prefeitura”, afirmou.

O DIA ONLINE - RIO

7 comentários:

Anônimo disse...

Que país é este????Não existe no Brasil pena de morte,exceto em deserção nos tempos de guerra,pois bem,como então se explica,que o "tráfico"vêm condenando inocentes à morte,como exemplo,esse "mata mosquitos"executado sumariamente como tarado na comunidade do Alemão(Nova brasília).Veremos isso acontecer de camarote,esperando ser a próxima vítima???E aí seu prefeito,Srºchoque de ordem,responda por favor!!!!

predador disse...

eu afirmo que sr julio baptista foi considerado como um "mero" figurante neste teatro de tragédias, onde o artista principal, os responsáveis pela sua morte, são desconhecidos pela sociedade! mas eu os revelarei!
existe uma divisão na área de saúde, que é a AP 3.1,que engloba todas as responsabilidades da área de saúde das regiões mais complexas do rio de janeiro, dentre elas a região do complexo do alemão!.

predador disse...

O sr ju´lio, foi assassinado pelo descaso da incompetência de seus gestores, que são pessoas despreparadas e que na maioria das vezes não pertecem a prefeitura do rio, pq assim é o cordo firmado desde o governo passado (cesar) até o atual(paes). Esse cargo foi criado em 2002, e nunca teve uma chefia!existiu no governo anterior, um "elemento" médico veterinário, chamado mauro blanco brandollini, que assumiu a chefia geral do cargo, mas nada sabia sobre epidemiologia, sanitarismo, virologia ou qq coisa referente à área.Mas ele contou com o apadrinhamento do sr ex prefeito cesar, para sustentá-lo em um cargo comissionado, por 7 anos, sem sequer conhecer seus agentes! um elemento sórdido e "cheio de marras"!!! não recebia agentes em seu gabinete! em todo o tempo, os agentes de endemias, foram geridos pela alta cúpula da incompetência da FUNASA e da COMLURB através de convênios, pq os representantes da área de epidemiologia , do sanitarismo da prefeitura, nunca foram colocados pra assumir nada! o cargo ficou entregue nas mãos de pessoas, semi analfabetas, cujo conhecimento sobre saúde é descartável e despre´zivel! seria mais fácil de manipulá-los pra continuar a forjarem as estatísticas pro ministério da saúde, pra que este justificasse pra OMS e ONU a grana que era investida no combate às doenças tropicais aqui nesse país!.então o ator principal do assassinato do sr julio baptista, foram o conjunto de incompetentes que estavam supervisionando ele, mesmo sabendo que a região era alvo de um estuprador, denunciado meses antes do ocorrido! uma boa gestão, interromperia os trabalhos e entraria em contato com as associações pra esclarecerem aos moradores o ocorrido!

predador disse...

uma boa gestão, faria uma comparação de um retrato falado, com os respectivos agentes de campo, pra que se houvesse alguma coincidência de um agente com o retrato falado descrito, esse fosse afastado da região! uma boa gestão faria com que seus agentes, trabalhassem em grupos, pra aumentarem a confiança das pessoas do bairro, pq depois do ocorrido, o índice de recusa, na região, aumentou muito, principalmente onde residiam mulheres desacompanhadas! uma boa gestão teria tomado essa atitude!! mas isso não ocorreu! sabem pq? pq esses pseudo-chefes de endemias, são pessoas recalcadas e cheias de problemas de infância, que se aproveitam dos mais fracos e dos necessitados, para descontarem suas mágoas, raivas, e fúrias!!! então, sr julio teve como ator principal de seu assassinato, a própria gestão da prefeitura! e aí sim, vieram os coadjuvantes, marcados pelos excluídos sem compromisso com nada, supostamente os traficantes!!! que se dizem juízes!!! mas que estão com suas horas contadas!!! essa gente é = ao demônio! desencaminham...pq sabem que seu tempo é curto!!!apesarem de terem sido coadjuvantes,eles são alimentados por um governo medíocre, seja ele Estadual e federal! afinal, cocaína, não se produz no alemão! fuzil ak, ahk, lugger, ar15, entre outros, não são de origem brasileira! então esses "são buchas de um sustentáculo " de um sistema, que nós mesmos colocamos lá! aliás, a deswordem começa dentro de nossas casas, e termina no congresso e nas cameras legislativas, que são grandes meretrizes desse mundo!
obs: denuncio aqui, que foi cojitado entre alguns agentes, ao virem o retrato falado do homem estuprador, com o júlio!!! na minha concepção,de imediato, os "chefes" deveriam de terem tomado uma decisão!!! mas não foi feito!!!

predador disse...

eles são culpados da morte de julio!!!! a família deve processar a prefeitura do rio por descaso e colocar a vida de seus servidoresem risco a todo o tempo! o julio foi agente de endemias da comlurb, por mais de 6 anos, e resolveu fazer concurso, pra obter a estabilidade, q não existe no regime clt! só que a regra da endemias, é assim: se é novato, eles jogam vc pra trabalhar em favelas!!!!! de preferência as piores!!!
no final da historinha, tivemos que houvir, esse inespresivo secretario de saude do rio dizer: " eles vão continuar a trabalhar e não estão autorizados a saírem de uma área que é prioritária ao combate dos vetores"!! ridículo esse cara!!! tal de hans.,,,alguma coisa! manda ele ir!!a filha dele! se els forem, os agentes vão atráz dele!!! sai fora!!! se liga!!! engravatado!!! vc não sabe nem o que é saúde!!! vai gerir o souza aguiar!!!

protesto feito! a culpa é do prefeito!!! cesar maia, culminando no paes! que não fez o "choque" na saúde! o choque na dengue!
eu denuncio!!!! foi pego uma camisa de agente de endemias, ano passado, com uma etiqueta com o preço pago na licitação! valor: 988 reais!!! nem giogio armani seria esse preço!!! então esse é o quadro , resumitivo da situação da saúde do rio de janeiro!!!!

predador disse...

assassinaram júlio!
questão 1)
De acordo com a frase acima, marque a alternativa que lhe convier e que seja a mais coerente:
o responsável pelo assassinato de júlio foi...

A)prefeitura
b)prefeitura
c)prefeitura
d)prefeitura

obs: se vc ainda tem dúvida do gabarito, dirija-se ao :http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2009/07/450461.shtml?comment=on

predador disse...

só há um culpado: prefeitura do rio de janeiro! Devido a sua incompetência em gestão de saúde, isso já era previsível, e eu já dizia desde 2002, sobre essas possibilidades! infelizmente foi meu camarada julio baptista!