quinta-feira, 9 de julho de 2009

Polícia Militar

Conselhos de Disciplina vão para a corregedoria

A Corregedoria da Polícia Militar vai ganhar mais um serviço, com o objetivo de aliviar os batalhões. Uma das mudanças anunciadas ontem pelo coronel Mário Sérgio Duarte é a de que os conselhos de disciplina agora serão julgados na corregedoria. A idéia do novo comandante é aliviar os oficiais que estão nos batalhões e ficavam responsáveis pelas investigações e até o julgamento dos soldados e cabos envolvidos em desvios de disciplina.

- Tiro os oficiais de mais uma tarefa burocrática, eles precisam estar nas ruas, ao lado da tropa - disse Mário Sérgio, que também pretende enxugar as Delegacia de Polícia Judiciária Militar.

Setor de ensino mais perto do comandante geral

Na entrevista coletiva para a imprensa, logo após a cerimônia de posse, o coronel Mário Sérgio de Brtio Duarte disse que a Diretoria Geral de Ensino vai voltar para o Quartel General. Atualmente, a unidade responsável pela formação dos novos policiais fica no Centro de Formação de Praças (Cfap), em Sulacap. Para o novo comandante, é preciso uma aproximação maior, inclusive física, do comandante do Cfap com o comandante geral da corporação.

— O ensino é muito importante para a corporação. Não pode ficar tão afastado do comandante geral, até fisicamente. A diretoria vai ficar aqui no Quartel General, ocupando um espaço que já lhe pertenceu — disse.

Agosto é o mês das promoções para coronéis

Apesar de já ter definido muitos nomes novos na tarde desta quarta-feira, o coronel Mário Sérgio de Brito Duarte, novo comandante da Polícia Militar, ainda pretende fazer outras modificações. Mas vai esperar até agosto, quando acontece a promoção de oficiais na corporação. São oito tenentes-coronéis que vão subir de posto e, como coronéis, poderão ocupar outras vagas na corporação.

— Grande parte das mudanças será imediata. Aquelas que não acontecerem agora vão ficar quando  acontecer a promoção de oficiais. E, aí, vou aproveitar os novos promovidos para a movimentação — explicou Mário Sérgio.

Novo comandante da PM busca escutas telefônicas no Quartel General

Enquanto todos acompanhavam a cerimônia de posse do novo comandante da Polícia Militar, coronel Mário Sérgio de Brito Duarte, no salão do Quartel General, um especialista já fazia uma varredura nas principais salas do prédio atrás de escutas telefônicas ou ambientais. Ele deixou o prédio no fim da tarde, com uma maleta na mão, ao estilo James Bond. Segundo pessoas ligadas ao novo comandante, nenhuma escuta foi localizada. Com anos de experiência no Batalhão de Operações Especiais (Bope), o novo comandante não quer deixar escapar nenhum detalhe. Mário Sérgio aliás, está bem protegido: os seguranças que vão ficar com ele são todos "caveiras" do Bope.

Aliás, muitos soldados e ofciais da unidade especial marcaram presença na posse do novo comandante. Usando o traje de festa da corporação e não o preto dos "caveiras", eles fizeram a festa com a chegada do Caveira 37, primeiro oficial com curso de Operações Especiais a chegar ao posto mais alto da PM.

Nenhum comentário: