sexta-feira, 10 de julho de 2009

Polícia destrói barreira de contenção do tráfico construído com materiais de obras do PAC no Turano

Novo comandante da PM: 'O mais importante na corporação é quem faz o certo'

Rio - Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do 6º Batalhão (Tijuca) destruíram, nesta sexta-feira, uma barreira de contenção erguido por traficantes com materiais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no Morro do Turano, no Rio Comprido, Zona Norte do Rio. O obstáculo, que ainda possuía degraus e um corrimão para facilitar a fuga e dar proteção aos marginais, continha buracos usados como esconderijo para armas.

Nesta sexta-feira, os policiais entraram no morro do Turano e da Chacrinha para localizar e prender os assaltantes que roubaram o carro de um casal e atiraram em um cabo do Bope, Enio Roberto Santiago, por volta das 7h, no Largo da Segunda-feira, na Tijuca, Zona Norte.

Foto: Severino Silva / Agência O Dia

Homens do Bope descem o morro do Turano com um corpo. Obras do PAC chegaram a parar por causa do intenso tiroteio | Foto: Severino Silva / Agência O Dia

O novo comandante-geral da PM, coronel Mário Sérgio Duarte de Brito, falou sobre o caso.
"Muitas vezes seria melhor para o policial não ter reação. Mas somos capacitados para tal. O mais importante na corporação é quem faz o certo. Quem empresta o próprio corpo para segurar um projétil em prol de companheiros ou da população".
Abalado com o estado de saúde do cabo, o coronel Pinheiro Neto, ex-comandante do Bope, e atual braço direito do novo comandante da PM, pediu a ajuda da população para tentar identificar os assaltante que balearam Enio Roberto. Pede que a população ligue para o Disque Denúcia (telefone 2253-1177).
>> FOTOGALERIA: Bope invade favelas em busca dos assaltantes
No Turano, Lúcio Carlos Rodrigues da Silva, 31 anos, levou um tiro de fuzil no peito e foi levado para o Hospital Souza Aguiar, onde morreu. Com o confronto, as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foram paralisadas por medida de segurança. Doze operários trabalhavam no local.
Os policiais apreenderam um carro e uma pistola, no entanto, ainda não se sabe se eles foram utilizados no assalto na Tijuca.
Assalto, tiros e correria de manhã
O cabo do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar, Enio Roberto Santiago, levou um tiro na nuca e outro no ombro, por volta das 7h, ao tentar impedir um roubo de carro, na Rua São Francisco Xavier, esquina com Rua Conde de Bonfim. Houve pânico e correria entre pedestres na hora dos disparos.
O agente é motorista do tenente-coronel Alberto Pinheiro Neto, que é o principal assessor do atual comandante-geral da PM, Mário Sérgio de Brito Duarte.
Ele o aguardava em um carro descaracterizado do Bope, quando viu um casal em um Gol preto sendo assaltado por dois homens no sinal. Enio reagiu à ação dos bandidos, mas acabou sendo baleado por comparsas dos criminosos.
Enio recebeu os primeiros socorros e foi levado para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro. Ele foi operado e corre risco de morrer.

Você estava lá? Envie fotos, textos ou vídeos para Conexão Leitor!

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário: