sexta-feira, 17 de julho de 2009

Mais policiamento nas ruas na primeira 'Sexta-Feira com Lei'

PMs que faziam trabalho burocrático em batalhões e os que ficavam em postos são deslocados para as ruas

Vânia Cunha e Charles Rodrigues

Rio - Hoje é o primeiro dia da operação "Sexta-Feira com Lei", que suspende os trabalhos administrativos dos batalhões e coloca todos os policiais nas ruas para reforçar o policiamento ostensivo. Conforme prometeu o comandante-geral da PM, coronel Mário Sérgio Duarte, cerca de 324 agentes de 13 batalhões se juntaram aos outros para aumentar a segurança em vários pontos do Rio.

Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia

Policiais fazem patrulha a pé no entorno da Avenida Brasil | Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia

Homens que atuavam em 22 postos de policiamento comunitário também estão nas principais vias. As unidades foram desativadas. As favelas Baixa do Sapateiro, na Maré, do Alemão e da Rocinha, consideradas com alto índice de violência, perderam postos. Outras unidades, segundo a PM, devem ser fechadas esse ano.
Esta semana começou também a primeira fase de um novo policiamento nas vias expressas. Homens do Batalhão de Choque fazem patrulhamento móvel, principalmente nos horários de maior movimento. No total, são mais 500 policiais nas ruas.
PMs a pé na Avenida Brasil
Dando sequência à operação fecha quartel, policiais do Batalhão de Policiamento em Vias Especiais (BPVE) iniciaram, por volta das 6h, uma ação integrada em seis difrentes pontos da Avenida Brasil. Cerca de 50 policiais patrulham áreas estratégicas que vão do Caju a Guadalupe, na Zona Norte da cidade.
Na ação, uma equipe de policiais, em cada área escolhida pelo setor de inteligência do BPVE, realiza um patrulhamento a pé, vistoria coletivos e reforça o policiamento em vários pontos da via expressa. A operação se estenderá durante todo o dia, em dois períodos, de 6h às 11hs e 16h às 22h, e tem como finalidade coibir crimes, sobretudo, os roubos a pedestres e a coletivos, além de roubos e furtos de veículos.
Em Guadalupe, uma kombi irregular que transportava passageiros foi parada pelos PMs quando tentou fazer uma bandalha. Motos e carros também foram abordados. Um helicóptero auxiliava os trabalhos.

Supervisão de coronéis na Tijuca

Os coronéis Álvaro Garcia (chefe operacional do Estado Maior) e Marcus Jardim (chefe do 1º Comando de Policiamento de Área) estiveram, nesta sexta-feira, na Tijuca para supervisionar o trabalho da Polícia Militar.
De acordo com o coronel Álvaro, 23 homens estão patrulhando a Tijuca a pé e têm o apoio de outros policiais em viaturas. O suporte também é dado pela companhia de cães na Praça Saen Peña, Conde de Bonfim e outros pontos do bairro onde a população reclama da falta de segurança.

Foto: Severino Silva / Agência O Dia

PM faz o policiamento no Largo da Segunda-Feira, na Tijuca | Foto: Severino Silva / Agência O Dia

O coronel afirmou também que o trabalho já está dando resultados positivos para a população. Em breve, a Polícia deve apresentar o balanço de apreensão de armas e drogas feitas por policiais do 17º BPM (Ilha do Governador) e 22º BPM (Maré).
Durante a tarde, as áreas do Maracanã e Uerj receberam o patrulhamento de policiais em quadriciclos. A operação desta sexta-feira na Tijuca não tem hora para acabar.

Novos estudos de criminalidade
O coronel informou que, toda semana, responsáveis pelos comandos de policiamento da área vão analisar dados da mancha criminal da cidade através de estudos feitos pelo Instituto de Segurança Pública (ISPE). Dependendo da necessidade de cada área, o contingente poderá aumentar ou diminuir.

Em relação às vias expressas, o militar disse que o reforço do Batalhão de Policiamento de Rodovias (BPRV), do Choque e de Rondas Ostensivas Nazareth Cerqueira (Ronac) vai continuar nas Linhas Amarela e Vermelha, assim como na Avenida Brasil.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário: