sexta-feira, 17 de julho de 2009

Exame confirma gripe suína em menino de 12 anos em Niterói

POR PÂMELA OLIVEIRA, RIO DE JANEIRO

Rio - A Secretaria de Saúde de Niterói confirmou na tarde desta sexta-feira a infecção de um garoto de 11 anos pelo vírus Influenza A (H1N1), responsável pela gripe suína. Ele está internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) de um hospital particular da cidade e, segundo as autoridades sanitárias, ele encontra-se em estado grave.
Este é o novo caso confirmado de gripe suína em Niterói. Ainda de acordo com a secretaria, o jovem não saiu do país e não tem nenhuma doença de base, que possa agravar ainda mais a quadro clínico dele. Cerca de 15 amigos do rapaz, que não teve a identidade divulgada, estão em quarentena porque tiveram contato muito próximo com ele. A orientação é que eles não saiam de casa nos próximos dias.

Foto: Paulo Alvadia/ Agência O DIA

Nos colégios do Estado, pais e alunos ainda seguem preocupados

Foi confirmado na última quinta-feira a 1ª morte em decorrência de gripe suína no Rio de Janeiro. Trata-se de uma mulher de 37 anos que morreu último dia 13 em um hospital particular. Quem confirmou a informação foi a Secretaria Municipal de Saúde do Rio. O secretário, Hans Dohmann, disse que a mulher não viajou e também não teve contato com ninguém que tenha ido para países com grande incidência da doença.

As autoridades sanitárias estão investigando qual o vínculo epidemiológico no caso do óbito no Rio de Janeiro. Até o momento, apenas uma pessoa da família da vítima apresentou sintomas da doença. Colegas de trabalho e familiares da mulher estão sendo monitorados. Até o momento 128 casos já foram confirmados aqui no Rio.
Segundo a última atualização da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 6 de julho, havia 94.512 casos da nova gripe, em 122 países. O número de óbitos foi de 429, com uma taxa de letalidade de 0,45%.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: