quinta-feira, 16 de julho de 2009

Com suspeita de nova gripe, grávida espera resultado de teste há 15 dias

Cíntia Silveira voltou da Argentina e fez exames no Hospital do Fundão.
Segundo a Fiocruz, prioridade de resultados é determinada pelo estado.

Carolina Lauriano Do G1, no Rio

A gestante Cíntia Silveira do Carmo, que está na décima-quinta semana de gravidez, voltou da Argentina com sintomas na nova gripe e, apreensiva, aguarda há mais de 15 dias o resultado do teste de laboratório.

Cíntia realizou o exame para verificar se tinha contraído a Influenza A no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), na Ilha do Fundão, no subúrbio do Rio, no dia 1° de julho.

A funcionária pública sustenta que, ao ser examinada, foi classificada como paciente de alto risco. A peregrinação para saber de onde quem cobrar o resultado ainda não chegou ao fim.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que desde que se deu o aumento do volume de exames da nova gripe, o laboratório está priorizando os casos graves. Segundo a Fiocruz, quem determina a prioridade dos casos são os estados.

Ainda segundo a Fiocru, como Cíntia não apresentava sintomas graves, provavelmente outros pacientes - que precisaram ser internados, por exemplo -obtiveram o resultado com mais rapidez.

Futura mãe angustiada

Cíntia viajou com um grupo pra Buenos Aires e Bariloche, na Argentina, e, no regresso, ela e uma amiga sentiram sintomas da nova gripe. Ela fez o exame no mesmo dia que desembarcou no Rio, pois foi orientada no aeroporto. De acordo com servidora, ao chegar ao hospital, realizaram a coleta e informaram que, por estar grávida, teria prioridade e o resultado ficaria pronto em 48h.
Nesta quinta (16), Cíntia recebeu um telefonema da Secretaria municipal de Saúde para saber do estado de saúde dela.
“Foi o primeiro contato que fizeram comigo, já liguei para todos os órgãos e não consigo saber o resultado. Voltei a trabalhar no dia 9 e estou bem, graças a Deus. Mas imagina quem não tem acesso, como vai pedir ajuda? Quero saber se eu tive ou não essa gripe. Tem gente que pode estar com a gripe e não tem como saber. Disseram que o meu caso era de alto risco e que eu teria prioridade, mas até agora não vi nada”.

Jogo de empurra

O Hospital do Fundão informou que  o responsável pela entrega do resultado do exame de Cíntia é o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio de Janeiro (Lacenn), mais conhecido como Noel Nutels, órgão vinculado à Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Estado.

A Secretaria estadual de Saúde divulgou nota afirmando que o laboratório credenciado pelo Ministério da Saúde para fazer exames de verificação da presença do vírus da nova gripe é o da Fiocruz, não o Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacenn).

"O Lacenn apenas vinha retirando as coletas no Hospital Clementino Fraga e entregando-as no laboratório da Fiocruz, para ajudar a agilizar o processo de detecção da doença", disse a nota.

Segundo a secretaria, o resultado do exame é passado da Fiocruz para o Cievs do município (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde), que informa o paciente (no caso dele estar fazendo isolamento domiciliar) ou ao hospital (se o paciente estiver internado).

O Cievs é subordinado à Secretaria municipal de Saúde, que informou, na noite desta quinta, que ainda não recebeu o resultado do exame de Cíntia.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: