quinta-feira, 9 de julho de 2009

Brasil tem 977 casos de gripe suína

O Globo

SÃO PAULO - O Brasil já tem 977 casos de gripe suína. Nesta quarta-feira, mais 72 foram confirmados nos Estados de São Paulo (42), Rio de Janeiro (11), Rio Grande do Sul (7), Bahia (3), Maranhão (2) e Pernambuco (2). Acre, Ceará, Paraná, Paraíba e Rio Grande do Norte têm um caso cada um. De acordo com o Ministério da Saúde, praticamente todos os pacientes já receberam alta ou estão em processo de recuperação. Estão sendo acompanhados 2.973 casos suspeitos. Outros 1.538 foram descartados.

Nesta semana, o Ministério da Saúde divulgou o resultado apenas na segunda e na quarta-feira. Um outro boletim sairá na sexta-feira. A partir da próxima semana, os números serão anunciados apenas às quartas. O objetivo da mudança é adequar o processo de monitoramento ao novo protocolo divulgado pelo Ministério. Dos 977 casos confirmados e registrados até agora 563 (57,6%) foram de pessoas que se infectaram no exterior e 278 (28,5%) de transmissão autóctone, ocorrida dentro do território nacional. Outros 136 casos permaneciam em investigação. Os casos foram importados, principalmente, da Argentina, Estados Unidos e Chile.

O ministro José Gomes Temporão garantiu que todos os casos autóctones têm vínculos epidemiológicos com pacientes procedentes do exterior. Assim, o Ministério da Saúde considera que, até o momento, a transmissão no Brasil é limitada, sem evidências de sustentabilidade da transmissão do vírus de pessoa a pessoa. Apenas uma pessoa morreu vítima da gripe suína, um caminhoneiro do Rio Grande do Sul que viajou para a Argentina. A morte por gripe suína de um outro caminhoneiro em São Borja, no interior do Rio Grande do Sul, foi descartada pelo prefeito da cidade, mas a família dele continua sendo monitorada. O homem morreu de pneumonia.

Em Minas Gerais, um paciente de 27 anos, internado no Hospital das Clínicas (HC), em Belo Horizonte, por causa da nova gripe, apresentou piora no quadro respiratório. De acordo com o boletim médico, o estado de saúde do rapaz é gravíssimo. Em isolamento hospitalar há mais de uma semana, o homem respira com ajuda de aparelhos. Nos últimos dias, apesar de estar com quadro respiratório muito grave, ele estava estável.

São Paulo continua sendo o estado com o maior número de casos (444), seguido por Rio Grande do Sul (118), Rio (102), Minas Gerais (90), Santa Catarina (56) e Paraná (37). O Distrito Federal tem 31 casos. Também apresentam casos de infecção pelo vírus H1N1 Acre (1), Amapá (1), Alagoas (5), Bahia (11), Ceará (6), Espírito Santo (11), Goiás (10), Maranhão (4), Mato Grosso (5), Mato Grosso do Sul (4), Pará (2), Paraíba (5), Pernambuco (14), Piauí (5), Rio Grande do Norte (4), Sergipe (5) e Tocantins (5).

Segundo a última atualização da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 6 de julho, havia 94.512 casos da nova gripe, em 122 países. O número de óbitos foi de 429, com uma taxa de letalidade de 0,45%. Ainda de acordo com a OMS, 35 países têm casos autóctones: Europa (Áustria, Bélgica, Dinamarca, Estônia, França, Alemanha, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido); Américas (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Guatemala, México, Panamá, Peru e Uruguai); Ásia (Japão); África (Egito) e Oceania (Austrália). Em sete deles, a transmissão do vírus entre pessoas é considerada sustentada: Estados Unidos, México, Canadá, Chile, Argentina, Austrália e Reino Unido.

O ministro da Saúde disse nesta quarta-feira que o Exército no Rio Grande do Sul vai ajudar a reforçar o controle sanitário contra a gripe suína nas fronteiras com o Uruguai e a Argentina. O estado já começou a adotar medidas como fechar teatros e cassinos .

Extra Online

Nenhum comentário: