quinta-feira, 11 de junho de 2009

Voo 447: mais corpos são avistados por navio francês; buscas podem seguir até o dia 25

O Globo; Agência Brasil

Oficial da Força Aérea brasileira trabalha na busa por corpos e destroços do acidente com o voo 447 da Air France - AFP

RIO E BRASÍLIA - Em entrevista coletiva concedida na manhã desta quinta-feira, em Recife, a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Marinha do Brasil afirmaram que navios franceses que participam dos trabalhos de busca por destroços e vítimas do acidente com o voo 447 da Air France teriam avistado mais corpos no mar. A informação, no entanto, ainda não foi confirmada pelas equipes de resgate brasileiras. Segundo as autoridades, o trabalho de busca por corpos pode ser estendido até o dia 25, dependendo das condições meteorológicas e das correntes marítimas nas proximidades da costa de Fernando de Noronha ( Imagens dos destroços ).

Um navio francês anunciou ter avistado novos corpos. Não sabemos ainda quantos - disse o brigadeiro Ramon Cardoso. - Se confirmada a informação, a Fragata Constituição, da Marinha brasileira, será deslocada para a área para o recolhimento e transporte dos mesmos até Fernando de Noronha.

Após 10 dias de buscas, 41 corpos já foram resgatados . Dezesseis deles já estão no Instituto Médico Legal (IML) de Recife, onde começaram a ser analisados por peritos nesta tarde. Ao todo, quarenta profissionais - um deles francês - estão trabalhando na identificação das vítimas. Os outros 25 corpos encontrados até o momento foram transportados na manhã desta quinta-feira, de helicóptero, para Fernando de Noronha. Eles serão submetidos a uma identificação preliminar antes de serem transferidos para Recife.

Ramon Cardoso fala aos jornalistas - AFP

- Ainda não temos uma data limite para terminar as buscas. Nosso planejamento logístico está feito até o dia 19. Mas na próxima semana faremos um nova avaliação das condições de meteorologia e das correntes para saber se ainda há condições de continuarmos os trabalhos até o dia 25 - disse Ramon aos jornalistas. - Somente quando todas as possibilidades forem esgotadas encerraremos as buscas ( Cinco aviões da Airbus apresentaram problemas nos últimos dias ).

Segundo o brigadeiro, a localização dos corpos e destroços - muito distantes da costa brasileira - dificulta a operação de resgate.

Estamos torcendo por uma mudança de direção das correntes. Isso poderia trazer corpos e destroços para mais perto da área de buscas - explicou, ressaltando, mais uma vez, que a cada dia que passa, é menos provável que novos avistamentos sejam feitos. - Sei que é difícil, mas nem todos os familiares vão receber os corpos dos seus entes queridos que estavam no avião.

Desde que teve início, a busca dos destroços e corpos do voo 447 da Air France já consumiu 700 horas. Em nota divulgada nesta quinta-feira, o Comando da Marinha e o Comando da Aeronáutica informaram que a FAB voou 597 horas, e aeronaves estrangeiras voaram 103 horas.

Extra Online

Nenhum comentário: