quarta-feira, 3 de junho de 2009

Operação na Rocinha que encontrou refinaria foi um sucesso, diz delegado

Policiais armados chegaram a bloquear o trânsito.
Por causa do tiroteio, 2,3 mil alunos ficaram sem aulas.

Do G1, no Rio, com informações do RJ TV

O chefe da Polícia da Capital, delegado Ronaldo Oliveira, afirmou que a operação na Rocinha, na manhã desta quarta-feira (3), foi um sucesso.

Os agentes estouraram uma refinaria de cocaína e apreenderam 20 quilos da droga pura, armas, munições e material para endolação. Dez motos e cinco carros foram recuperados. Uma pessoa foi presa e um menor detido. Mas, por causa do tiroteio, 2,3 mil alunos ficaram sem aulas na região.

“Viemos à Rocinha com o objetivo de identificar os marginais, localizar refinarias e apreender drogas. Portanto o resultado foi positivo. Temos drogas apreendidas, refinarias estouradas e várias motos e carros recuperados”, completou.

Visite o site do RJ TV

A delegada Bárbara Bueno, que participou da operação na Rocinha, na Zona Sul do Rio, explicou a importância da ação.
“A cocaína chega em pasta-base à favela e precisa ser refinada, ou seja, transformada em pó, como ela é vendida. Por isso é muito importante a gente desfazer esse tipo de lugar”, disse.

Operação começou cedo

A operação começou bem cedo. Eram quase 6h desta quarta-feira (3) quando a polícia seguiu para a favela. Os policiais foram recebidos a tiros. Os agentes se protegeram dentro do túnel. Houve correria. Policiais armados chegaram a  bloquear o trânsito. 
Somente depois, com mais segurança, o comboio seguiu para a favela. Aproximadamente 300 homens de várias delegacias especializadas, mais de 30 carros e um blindado. Dois helicópteros foram acionados para dar apoio aos policiais, que cercaram as principais entradas da Rocinha e se dividiram pela comunidade. Não demorou muito para a polícia encontrar a refinaria de cocaína. O local é de difícil acesso e fica num dos pontos mais altos da favela.
Segundo a polícia a refinaria tinha capacidade de produzir cerca de 200 quilos de cocaína por semana. Quando os policiais chegaram até aqui a casa estava vazia.
Os agentes apreenderam material para embalar e refinar a cocaína. Vários equipamentos, como liquidificadores eram utilizados para triplicar a quantidade da pasta da droga. Os criminosos misturavam até fermento, que foi encontrado no local.

Outra refinaria

Esta não foi a primeira refinaria encontrada pela polícia na favela. Em março, foram desmontados dois laboratórios para produção de drogas, um a cinquenta metros do outro. Na mesma ação, os policiais também localizaram uma oficina de armas. Foi apreendida uma tonelada de maconha, que teve que ser retirada de helicóptero.
Hoje a polícia utilizou a mesma estratégia para retirar uma prensa encontrada na refinaria. Durante a ação, um homem foi preso e um menor detido para averiguações.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: