quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Ministério da Saúde confirma 96 mortes pela gripe suína até 1º de agosto

Brasília - O Ministério da Saúde divulgou na noite desta quarta-feira o novo boletim sobre a Influenza A (H1N1) - gripe suína - e informou que 96 pessoas no Brasil morreram até o dia 1º de agosto. Os dados excluem, no entanto, os casos mais recentes, como as mortes anunciadas nesta terça no Paraná.

No boletim, o estado do Paraná aparece com 15 óbitos, mas a Secretaria Estadual de Saúde anunciou ontem um total de 25. Ao todo, o país registrou 2.959 casos confirmados da doença no período de 25 de abril a 1º de agosto.

Rio fará exame de gripe suína em todas grávidas com sintomas A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro informou nesta quarta-feira que todas as grávidas com sintomas de gripe no

estado passarão por exames para saber se elas estão contaminadas pelo vírus Influenza H1N1, causador da gripe suína. A afirmação foi feita pelo secretário Sérgio Cortes, em coletiva durante esta tarde.

O secretário afirmou que os exames serão feitos por um laboratório particular, por meio da coleta de amostras de secreções do nariz e da boca das gestantes, segundo informações da Agência Brasil. Os resultados deverão ficar prontos em até 48 horas.

A expectativa é que o novo padrão de atendimento a gestantes já seja adotado a partir desta quinta-feira, dia 6, em todo o estado. Segundo ele, os médicos continuam sendo orientados a tratar qualquer grávida com sintoma de gripe com o Tamiflu e que o tratamento com o remédio deve ser iniciado mesmo antes do resultado do exame.

"Se o exame der negativo e o paciente estiver sem sintomas, o tratamento com o antiviral será suspenso. Se der negativo e a gestante continuar com os sintomas importantes, como falta de ar e febre, será mantido o antiviral porque pode se tratar de um resultado falso negativo. Se o exame der positivo, o tratamento será continuado", disse Cortes.

As grávidas são consideradas um grupo mais vulnerável à nova gripe. Até o momento, das 19 mortes pela nova gripe confirmadas no estado do Rio de Janeiro, cinco eram gestantes.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: