quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Caxias dá enterro grátis pra morador que comprovar pobreza

Prefeitura inaugura Centro de Atendimento Social nesta quinta (6).
Serviço disponibiliza urna, translado do corpo, capela e sepultura.

Do G1, no Rio

Os moradores de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, que comprovarem não ter condições de arcar com as despesas do enterro de um parente poderão ter os serviços funerários custeados pelo Centro de Atendimento Social (CAS). De acordo com a Prefeitura de Caxias, o programa será inaugurado nesta quinta (6).

O CAS vai funcionar no Cemitério Municipal Nossa Senhora das Graças, em Tanque do Anil, e os sepultamentos ainda poderão ser realizados em mais três cemitérios da cidade, localizados em Pilar, Taquara e Xerém. A prefeitura ressaltou que o programa é restrito aos moradores de Duque de Caxias que comprovarem viver na faixa da pobreza.

Exigências para obter o serviço gratuito

O serviço oferecido gratuitamente para as famílias carentes disponibiliza um pacote funeral contendo urna, translado do corpo, ornamentação simples, capela mortuária e sepultura.

De acordo com a prefeitura, para ter direito ao benefício, o parente responsável pelo sepultamento terá que apresentar os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e um atestado de pobreza disponibilizado pelo próprio CAS.

Além do nome, deverá constar também no atestado de óbito o endereço do falecido, que também deverá ser em Duque de Caxias. Os procedimentos só poderão ser feitos por pessoas com parentesco direto com o morto. A análise dos documentos será feita por uma equipe do CAS.

Segundo a prefeitura, quem comprovar a condição real de pobreza poderá enterrar seus parentes gratuitamente e economizará cerca de R$ 600 com o custo da cerimônia.

Desconto para quem não comprovar pobreza

Para quem estiver acima da expectativa de pobreza, a prefeitura de Caxias informou que há um outro pacote que permite sepultamentos a um custo de R$ 400.

Em todos os serviços o transporte do corpo será feito por viaturas municipais. Outras informações podem ser obtidas através do telefone: 2671-5100.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: