quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Polícia diz que já tem pistas dos suspeitos de balear médico

Oito pessoas prestaram depoimento nesta quinta-feira (27).
Cirurgião-geral foi baleado na cabeça durante um assalto em Ipanema.

Do G1, no Rio, com informações do RJTV

 

A Polícia Civil informou, na tarde desta quinta-feira (27), que já tem pistas dos assaltantes que balearam o médico Paulo Athayde Lopes, de 53 anos, na quarta-feira (26), em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo a polícia, oito pessoas prestaram depoimento nesta tarde na 14ª DP (Leblon), onde o caso foi registrado.

O cirurgião-geral foi baleado na cabeça durante um assalto em frente à sua casa, na Rua Nascimento Silva. De acordo com a assessoria de imprensa da Clínica São Vicente, onde ele está internado, o estado de saúde dele é grave. Paulo está sendo mantido em coma induzido.

De acordo com a polícia, as câmeras de segurança dos prédios não registraram o crime. Mais cedo, a delegada Tércia Amoedo Saraiva, titular da 14ª DP, afirmou que o médico reagiu ao assalto. Segundo ela, o médico - especialista em cirurgia bariátrica - foi atingido no momento que lutava com um dos suspeitos na tentativa de evitar que levassem sua moto BMW.

“As informações que temos são que ele reagiu, entrou em luta corporal e a outra pessoa que estava na moto deu o tiro na vitima. Agora, importante é contar com o apoio da população também através do Disque-Denúncia para chegar a esses marginais e evitar que eles pratiquem outros crimes como esse”, disse Ronaldo Oliveira, chefe de Polícia da Capital.

Segundo testemunhas, o capacete protegeu o médico que chegava em casa em sua moto. Dos quatro ou cinco tiros que foram disparados contra a cabeça da vítima, três foram desviados pelo capacete, mas um atingiu a nuca do médico.

Roubo de veículos aumentou na Zona Sul

De janeiro a maio deste ano, 380 veículos foram roubados na Zona Sul. O número aumentou 12,46% em relação ao mesmo período do ano passado. Vizinhos do médico reclamam da sensação de insegurança no bairro. Segundo os moradores, o policiamento na rua é raro e casos de assalto se multiplicam na região.

De acordo com uma vizinha do médico, que preferiu não se identificar, prédios já foram invadidos e uma amiga teve o carro roubado há menos de um mês. “Eu não conhecia o médico, mas já chorei muito. Essa patrulha só está estacionada aí por causa do crime, mas depois que já aconteceu não adianta mais nada”, revolta-se.

A Polícia Militar informou que reforçou o patrulhamento na região com mais duas viaturas, que vão a fazer rondas 24 horas por dia.

Referência em redução de estômago

O médico Paulo Athayde Lopes é um dos grandes nomes da cirurgia bariátrica (redução de estômago). O cirurgião-geral é graduado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pós-graduado em Cirurgia Gastroenterológica no Hospital Universitário Antonio Pedro. Para aprimorar na técnica de redução de estômago, fez em 2000 um curso em Nova York.

Paulo também é membro titular da Sociedade Brasileira de Videocirurgia (Sobracil) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

Atualmente, o médico trabalha em uma clínica particular, onde, junto com a sua equipe, ajuda pacientes a tratar a obesidade mórbida. 

Colegas de profissão comentam o crime

Colega do Dr. Paulo, e membro da Sociedade Brasileira de Videocirurgia, o cirurgião-geral Antonio Bispo Júnior soube do crime por amigos. “Foi um impacto. Além de ser um colega de profissão, ele é um cidadão. Ser assaltado na porta de casa nos deixa preocupados”.

Amiga e paciente do médico, a empresária Monica Cury fez a cirurgia de redução de estômago há quase três anos. “Conheço o Paulo há 12 anos. Há quase três me tornei paciente dele. Fiquei sabendo do assalto e corri para o Miguel Couto e depois pra clínica São Vicente”, contou.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: