sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Polícia prende cinco suspeitos de fraudar vistoria do Detran-RJ

Eles aplicariam ‘golpe do pneu careca' para passar em vistoria, diz polícia.
Policiais disfarçados gravaram o crime em posto do Detran, na Zona Norte.

Do G1, no Rio, com informações do Jornal da Globo

 

A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu, nesta quinta-feira (27), cinco suspeitos de participação em um esquema de fraudes no Departamento Estadual de Trânsito do estado (Detran-RJ). Segundo a polícia, eles teriam tentado dar o chamado “golpe do pneu careca” para passar em vistorias.

Durante um mês, policiais disfarçados acompanharam e gravaram a movimentação num rua ao lado de um posto do Detran, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Em um dos vídeos, um dos agentes se passou por motoristas e mostrou como funciona o golpe:

Policial: “Tem pneu ‘pra’ tudo quanto é carro, parceiro? Como é que é o esquema?”
Suspeito: “Quantos pneus seriam?”
Policial: “Depende do preço. Quanto é?”
Suspeito: “25 (reais)”

Os advogados dos presos disseram que só apresentarão a defesa em juízo. O Detran-RJ informou que, caso seja comprovado o envolvimento de funcionários, haverá punições administrativas.

Flagrante

Uma equipe da TV Globo gravou a prisão de um motorista suspeito de tentar aplicar o golpe. Nas imagens, o dono de um carro que teve o veículo reprovado na vistoria anual, obrigatória no Rio, por causa dos pneus carecas, deixa o posto do Detran. Em seguida, ele volta, aluga os pneus bons, e aí sim, foi aprovado.
O suspeito só não contava com a presença de agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA). Na hora da devolução, ele foi preso. Outro motorista e mais dois homens que alugavam os equipamentos também foram detidos.

“Todos eles vão ser indiciados, presos em flagrante por estelionato, com uma pena máxima de quatro anos. Isso por quê? Porque da mesma forma que a pessoa que está locando os pneus, aqueles proprietários também estão participando da fraude”, disse o delegado da DRFA, Marcio Mendonça.

O carro que servia de depósito foi apreendido. Segundo a polícia, o veículo estava lotado de pneus, extintores de incêndio e triângulos.

O dono não faz nenhuma questão de esconder.

“Isso aqui é um trabalho sério. Não há norma, não há lei que diga que alugar um pneu é errado. Quando a pessoa vai casar, ela aluga um terno e nem assim é uma fraude”, afirmou um dos suspeitos.

Exigência da lei

Em setembro de 2008, o Jornal da Globo mostrou o mesmo esquema no Rio de Janeiro. Todo ano, pelo menos 30% dos carros que fazem a vistoria no estado são reprovados pelo Detran-RJ.
É uma exigência da lei. Para ser aprovado, o carro deve estar com os sistemas elétricos e de iluminação em perfeito estado. Eles são considerados itens de segurança, assim como pneu, extintor, triângulo e cinto.

Quem frauda a vistoria talvez não perceba, mas põe em risco a própria vida e a dos outros. “O que a gente fez aqui foi um ato até de prevenção visando proteger um bem maior que é a vida, porque com certeza esses veículos estariam causando risco nas ruas, e principalmente nos dias de chuva, vários acidentes”, completou o delegado Marcio Mendonça.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: