sábado, 29 de agosto de 2009

Cirurgião baleado em Ipanema continua sedado e em estado grave

POR PAULA SARAPU, RIO DE JANEIRO

Rio - O cirurgião Paulo Athayde, baleado na cabeça durante assalto em Ipanema na última quinta-feira, continua sedado, de acordo com a assessoria de imprensa da Clínica São Vicente, onde ele está internado. Paulo continua no Centro de Terapia Intensiva (CTI) e seu estado de saúde ainda é grave, mas controlado. O médico está em coma induzido e deve passar por uma nova avaliação neste domingo. Quem cuida do caso de Athayde é o neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho.

A polícia já tem dois suspeitos de terem baleado contra o cirurgião Paulo Athayde Salaverry Lopes, 54 anos, depois de roubar sua moto, em Ipanema. De acordo com o diretor de Polícia da Capital, Ronaldo Oliveira, é provável que os criminosos estejam em favelas da Zona Norte.

Investigações da polícia apontam que bandidos dessa área costumam roubar motos de maior porte — como a BMW do médico — para se exibir. Ontem, a PM apreendeu 29 motos em operação no Complexo de São Carlos. O médico segue em estado grave.

Segundo Ronaldo Oliveira, algumas áreas estão sendo checadas, como Morro do Cantagalo, em Ipanema — o Serviço Reservado do 23º BPM (Leblon) recebeu denúncia de que os ladrões poderiam ser de lá. “Estamos checando informações e coletando depoimentos, mas há indícios fortes de que tenham partido de outra região”, disse o delegado, citando as favelas do Jacarezinho, Manguinhos, Vila Cruzeiro e Mangueira, onde há quadrilhas especializadas em roubar motos potentes para que os traficantes se exibam com elas.

O 23º BPM tem feito operações na região para coibir o uso de motos em crimes. De acordo com o comandante da unidade, coronel Sérgio Alexandre Rodrigues, o principal alvo da repressão são duplas em motos.

A delegada da 14ª DP (Leblon), Tércia Amoedo, afirmou que a ação ajudou a reduzir os assaltos usando esses veículos na região.
Nesta sexta-feira, a 14ª DP recebeu quatro horas com imagens fornecidas pela CET-Rio para tentar traçar a rota de fuga dos ladrões.

Em alguns vídeos de prédios, eles aparecem usando a moto do cirurgião, sempre de capacete. Cerca de 10 ligações para o Disque-Denúncia (2253-1177) indicaram pistas sobre os bandidos. Oito testemunhas foram ouvidas e, semana que vem, a polícia espera conseguir coletar o depoimento de outros parentes e do médico, que continua em coma induzido.

Devassa na frota irregular do São Carlos

Cento e vinte policiais militares de várias unidades ocuparam o Complexo de São Carlos, no Estácio e Catumbi, na manhã de ontem, à procura de armas, drogas e dos chefes do tráfico local, Anderson Rosa de Mendonça, o Coelho, e Rogério Rios Mosqueira, o Roupinol. Para cercar os acessos ao morro, os PMs tiveram apoio de dois blindados e helicóptero. A ação se estendeu ao Morro dos Prazeres, em Santa Teresa.

Motoqueiros foram revistados. Vinte e nove motos foram apreendidas — duas delas eram roubadas. Foram emitidas ainda 41 multas por irregularidades. Um Peugeot prata roubado também foi recuperado. Segundo o comandante do 1º BPM (Estácio), tenente-coronel Sérgio Mendes, bandidos da região usariam motos para transportar armas e drogas.

Com informações de Bartolomeu Brito e Vania Cunha

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário: