sábado, 29 de agosto de 2009

Para público GLS, Rio já é o melhor destino gay

Cidade vence pela beleza e praias destinadas ao público GLS, dizem gays.
Rio concorre com Buenos Aires, Barcelona, Sidney, Montreal e Londres.

Liana Leite Especial para o G1, no Rio

Foto: Liana Leite/G1

Bandeira marca área GLS na Praia de Ipanema (Foto: Liana Leite/G1)

Candidato a melhor destino gay do mundo, o Rio de Janeiro já é campeão, diz o público GLS ouvido pelo G1 neste sábado, nas areias de Ipanema, na Zona Sul do Rio. A cidade disputa o TripOut Gay Travel 2009 com Buenos Aires, Barcelona, Sidney, Montreal e Londres.

Para a auxiliar de enfermagem Paula Azevedo, de 22 anos, a cidade ganha pelas belas praias.

“Podemos encontrar bares e boates destinados ao público GLS em qualquer lugar do mundo, mas não há nada que pague a gente poder curtir a companheira em uma praia linda e sem ninguém para incomodar”, explica.

Paula Azevedo se refere à parte da Praia de Ipanema, em frente à Rua Farme de Amoedo, na Zona Sul do Rio. O ponto possui bandeiras coloridas que demarcam a área exclusiva para o público GLS.

Faltam bares

Já o professor Marcelo Diogo, de 29 anos, acredita que a cidade precisa de mais opções de bares e pubs destinados aos gays. “Londres, por exemplo, venceria nesse quesito”, explica.

Apesar da pouca opção de bares destinados ao público, o professor acredita que o diferencial da cidade é realmente a praia. “Oferecer pontos da praia destinados especificamente aos gays é ótimo”, afirma.

O amigo de Marcelo, Paulo da Silva, de 37 anos, reclama da superlotação em frente à Farme e acredita que no verão o público GLS vai ocupar também outros pontos.

"Muitos gays já estão migrando para pontos em frente às ruas Vinícius de Moraes e Joana Angélica, também em Ipanema", conta Paulo. Outro ponto frequentado pelo público GLS é a praia de Copacabana, em frente ao Hotel Copacabana Palace.

Rio tem cenário mais colorido

Segundo a estudante Letícia Araújo, de 19 anos, o Rio é um dos candidatos mais fortes pela boa receptividade dos cariocas. “O pessoal daqui é mais aberto e o cenário, mais colorido. A Cidade Maravilhosa já tem meu voto”, brinca.

Para o francês Yanick Garcia, de 36 anos, o Rio já é campeão só pela sua beleza e pelo clima. “É a segunda vez que venho à cidade e pretendo voltar muitas vezes”, garante.

Campanha do governo do RJ

O governo e a Prefeitura do Rio promovem uma campanha para que a cidade seja escolhida como o melhor destino gay do mundo. O logo da campanha - "Rio, melhor destino gay" - foi incluído na última sexta-feira (28) nos sites oficiais do estado e do município.

Foto: Divulgação

Concurso quer eleger o Rio como melhor destino gay do mundo (Foto: Divulgação)

O prêmio, promovido pelo canal gay Logo, conta ainda com as categorias, também gays, de melhor festa, evento anual, bar, cadeia de hotéis, operadora de turismo, hotel ou resort de luxo e companhia aérea.

“Ganhar esse título vai ajudar o Rio a captar mais eventos internacionais, além de gerar estímulos em outros municípios para que construam políticas públicas específicas para o turismo segmentado”, disse Claudio Nascimento, superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria estadual de Assistência Social e Direitos Humanos.

Rio sem Homofobia

Para Nascimento, o programa Rio Sem Homofobia tem ajudado a cidade a avançar na causa gay, com “a capacitação de gestores e trabalhadores na área da hotelaria para que saibam lidar com a questão da diversidade”.

A partir de setembro, a Secretaria inaugura um serviço gratuito de atendimento por telefone que vai oferecer informações, atendimento e dicas de programação cultural para o público LGBT (Lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros).

O vencedor será anunciado no dia 2 de novembro, durante a 10ª Conferência de Turismo. A votação pode ser feita pelo site www.tripoutgaytravel.com/awards.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: