sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Paes vai assinar decreto que anistia multas de taxistas na seletiva da Brasil

Em até 30 dias, táxis da Região Metropolitana poderão trafegar nas faixas exclusivas

Rio - Em até trinta dias, os táxis permissionários de toda a Região Metropolitana do Rio de Janeiro poderão trafegar nas faixas exclusivas da Avenida Brasil, uma das principais vias da cidade. O decreto que autoriza o acesso à seletiva foi assinado, nesta sexta-feira, no Palácio da Cidade, em Botafogo, pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes. A medida beneficiará mais de 10 mil motoristas. Paes informou ainda que irá assinar um decreto anistiando todas as multas cometidas por esses taxistas.

Foto: Divulgação

Governador Sérgio Cabral fala na cerimônia de assinatura do decreto para os táxis do Rio e Região Metropolitana | Foto: Divulgação

Com a permissão, cooperativas de diversos municípios circularão pela faixa exclusiva de 24 km. Motoristas dos municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Japeri, Magé, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica, Tanguá, Mesquita e Itaguaí foram contemplados pelo ato. Até esta sexta, apenas os taxistas da capital circulavam na área.

Para que o tráfego seja liberado, as prefeituras terão que encaminhar à Secretaria Municipal de Transportes do Rio a relação dos táxis beneficiados. As placas dos veículos serão analisadas pelo Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran/RJ), antes da liberação. Os procedimentos necessários para o cadastramento devem ser realizados em até trinta dias, a partir da vigência da medida, que será publicada no Diário Oficial do Município.

A Avenida Brasil, que possui 58 km de extensão e corta 28 bairros da capital, é constituída em cada sentido de uma pista central de tráfego rápido e uma pista lateral de trânsito local. A via expressa começa na Rodoviária Novo Rio, na Ponte dos Suspiros, e termina na Av. João XXIII, em Santa Cruz. Desde setembro do ano passado, taxistas que não eram da cidade do Rio passaram a ser multados por trafegar na faixa exclusiva.

Atualmente, ônibus e microônibus regulamentados, transporte especial complementar, ambulâncias, veículos de fiscalização e operação de trânsito, viaturas policiais e do Corpo de Bombeiros, e ônibus das Forças Armadas estão autorizados a circular pela seletiva da Avenida Brasil.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário: