quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Morre o senador Ted Kennedy

O Globo Agências internacionais

Edward Moore "Ted" Kennedy (22 de fevereiro de 1932 - 25 de agosto de 2009)

O senador democrata Ted Kennedy - Reuters

WASHINGTON - O senador americano Edward (Ted) Kennedy, uma figura central do Partido Democrata que assumiu a liderança de uma das famílias mais reconhecidas da política do país, morreu na noite de terça-feira, aos 77 anos. Ted era o último membro do clã dos Kennedy na política americana. Um dos congressistas mais influentes na História dos EUA, Kennedy lutava contra um câncer no cérebro, diagnosticado em maio de 2008.

"Edward M. Kennedy, o marido, pai, avô, irmão e tio que amamos tão profundamente, morreu na noite de terça-feira em casa em Hyannis Port (Massachusetts). Perdemos o centro insubstituível da família e da luz da alegria em nossas vidas.

A inspiração de sua fé, otimismo e perseverança vai viver em nossos corações para sempre. Agradecemos a todos que lhe deram assistência e apoio ao longo deste último ano, e todos que estavam com ele há muitos anos em sua marcha incansável em prol do progresso, justiça e oportunidades para todos.

Ele amava este país, e dedicou sua vida para servi-lo. Ele sempre acreditou que nossos melhores dias ainda estão por vir. É difícil imaginar qualquer dia sem ele", disse a família Kennedy em um comunicado divulgado na madrugada desta quarta-feira.

Líderes comentam a morte de Ted Kennedy 

O senador será enterrado no cemitério nacional de Arlington, onde seus irmãos, o presidente John F. Kennedy e o senador Robert Kennedy, e o ex-presidente William Howard Taft, que faleceu em 1930, também estão enterrados. Edward Kennedy terá direito a ser sepultado em Arlington porque serviu nas forças armadas e ocupou um cargo no legislativo do país. (Conheça o perfil do senador) .

Na quinta-feira, um cortejo deixará a propriedade da família Kennedy em Hyannis Port levando o corpo do senador para a biblioteca presidencial John F. Kennedy, em Boston, que ele próprio ajudou a desenvolver ao longo dos anos, transformado o local em um fórum de debates.

O velório, na sexta-feira, será aberto ao público de 10h às 16h. Das 19h às 21h haverá um "Memorial de Celebração da Vida," apenas para convidados.

A missa fúnebre do senador está programada para o sábado na basílica de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Boston, onde o senador, católico, rezava diariamente na época em que sua filha Kara enfrentou um câncer de pulmão.

O presidente Barack Obama, que passa férias no balneário de Martha's Vineyard, também em Massachusetts, deve comparecer.

Ted Kennedy é relembrado em sua cidade natal

Defensor das ideais liberais e reconhecido por conseguir acordos no Congresso, Ted foi irmão do presidente John Kennedy, assassinado em 1963, do senador Robert Kennedy, que morreu vítima de um disparo durante sua campanha pela nomeação presidencial democrata de 1968, e de Joe Kennedy, piloto que morreu na Segunda Guerra.

Ted Kennedy foi o terceiro senador com maior tempo de mandato na História americana, com 43 anos de trabalho. Por décadas ajudou a elaborar cada lei social de relevância que passava pelo Congresso.

O democrata foi uma importante voz na defesa dos direitos civis. Um de seus objetivos era instaurar um sistema de saúde pública universal, o que é um dos pilares da reforma na saúde do presidente americano, Barack Obama.

O senador por Massachusetts tinha pedido em carta que líderes do legislativo estadual modificassem a lei e deixassem o governador Deval Patrick indicar um sucessor temporário para seu cargo no Congresso dos Estados Unidos antes de sua morte.

De acordo com a lei atual, o assento ficará vago até que uma eleição especial seja realizada em 145 ou 160 dias.

Embora ele não tenha mencionado o assunto no pedido, fica cada vez mais claro que os votos democratas serão essenciais para que a reforma no sistema de saúde defendido por Obama seja aprovada.

Obama lamenta a morte de Ted Kennedy

O presidente dos EUA disse nesta quarta-feira que estava inconsolável pela morte do senador Ted Kennedy, que deu apoio crucial à sua candidatura à Presidência.

"Por cinco décadas, a maior parte da legislação para avançar os direitos civis, a saúde e o bem-estar econômico do povo americano partiu do seu nome e resultou dos seus esforços", disse Obama em comunicado da ilha de Martha's Vineyard, onde está de férias.

"Michelle e eu ficamos inconsoláveis ao saber nesta manhã da morte do nosso querido amigo, o senador Ted Kennedy. Um importante capítulo de nossa História chega ao fim. Nosso país perdeu um grande líder. Ele ergueu a tocha de seus irmãos mortos e se tornou o maior senador dos Estados Unidos de nossa época", destacou o chefe da Casa Branca.

Extra Online

Um comentário:

Dylan disse...

Com a morte do senador Edward Kennedy, fechou-se mais um capitulo da dinastia política desta família, marcada pela tragédia e os escândalos, mas mais importante, modelo do idealismo e da concepção do sonho americano.

Todos os irmãos foram expoentes do liberalismo norte-americano, partilharam o mesmo legado: a democracia, inclusive morreram em nome dela. A ambição política progressista era correspondida com triunfos retumbantes, dados pelas minorias sem voz, pelos imigrantes e injustiçados, no fundo, a possibilidade de todos acreditarem novamente na América, pelas mãos de três grandes estadistas.

http://dylans.blogs.sapo.pt/