segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Marcação de consultas em Del Castilho será diária, anuncia Dohmann

Antes, consultas eram marcadas num dia específico do mês.
Pacientes denunciam que esquema de vendas de senha continua.

Do G1, no Rio, com informações do RJTV

 

O secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, esteve na manhã desta segunda-feira (31) no Posto de Atendimento Médico (PAM) em Del Castilho, no subúrbio, e anunciou que a marcação de consultas na unidade será feita diariamente.

Anteriormente, o serviço era feito num dia específico do mês. Nesta manhã, as marcações começaram às 7h30, três horas antes que o normal.

“A pessoa chega, é avaliada pelo clínico. Havendo a necessidade da marcação da consulta com especialista, ele marca. No posto de saúde perto da casa da pessoa, ela pode fazer essa avaliação inicial. E os postos terão contato telefônico direto com as policlínicas para fazer a marcação, sem que o paciente precise ficar transitando pela cidade”, afirmou o secretário.

Venda de senhas

A denúncia de um esquema de vendas de senha continua. Muitos pacientes reclamam que algumas pessoas estariam passando a noite no local, e no dia seguinte, venderiam a vaga por até R$ 25.
“Eu vi comprarem vaga. Eu ia pagar, hoje meu marido veio”, revelou Dona Maria. “Duas mulheres passaram a minha frente, porque compraram a senha de uma moça chamada Jurema, que vende aqui”, reclamou Seu Manoel.

Com uma câmera escondida, a reportagem encontrou Dona Jurema dormindo na fila. Muitos pacientes também passaram a noite no local. Quando o dia amanheceu, sem saber que estava sendo filmada, Dona Jurema ofereceu a vaga à reportagem por R$ 25, e exigiu pagamento adiantado.

A Secretaria municipal de Saúde acredita que com esse novo sistema de marcar consulta a qualquer dia, o esquema de venda de senhas termine. Segundo a Secretaria, foi montado um gabinete itinerante que vai percorrer várias unidades de atendimento pelo menos duas vezes por semana, para ouvir a reclamação de pacientes e também de funcionários, e para tentar solucionar os problemas. Esse serviço começou pelo Souza Aguiar, no Centro.

Idosos esperam em pé

Alguns idosos esperam em pé para conseguir marcar uma consulta. “Eu cheguei aqui às 16h de ontem, domingo. Dormi na fila”, contou Seu Benício, de 75 anos.

“Eu cheguei aqui às 3 da manhã. Estou aqui esperando o tempo todo, sem nem tomar café. Eu não tenho dinheiro para a passagem. Eu vim andando”, contou uma outra senhora.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: