quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Governo do Rio confirma mais uma morte pela nova gripe

Vítima é uma mulher, de 42 anos, que tinha problemas cardíacos.
Ao todo, 50 pessoas morreram por causa da doença no estado.

Do G1, no Rio

A Secretaria estadual de Saúde do Rio confirmou nesta quarta-feira (26) mais uma morte provocada pela nova gripe. No total, 50 pessoas morreram por causa da doença no estado.

Segundo a Secretaria, a nova vítima é uma mulher, de 42 anos, moradora do Rio. Ela sofria de problemas cardíacos.

Creches voltam às aulas

Três semanas depois do previsto no calendário escolar, aproximadamente 300 mil alunos matriculados em creches e pré-escolas da prefeitura voltaram às aulas na última segunda. São 29.668 alunos de creches, 85.404 matriculados na pré-escola, e 183.067 estudantes do 1º ao 3º anos.

De acordo com a Secretaria municipal de Educação, as recomendações para evitar a nova gripe são as mesmas passadas para os demais estudantes.

Remédio para crianças

O Instituto Vital Brazil, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, vai produzir e distribuir 380 frascos de oseltamivir líquido. O remédio é um similar ao Tamiflu, antiviral usado para tratar a nova gripe.

As novas doses, segundo o responsável pelo órgão, devem ser utilizadas para tratar crianças com a doença. Ao todo, serão 14 mil frascos do remédio a serem entregues à Secretaria estadual de Saúde, que fará ao repasse aos centros de distribuição do estado. Ainda não há informações de quando a população terá acesso ao medicamento.  

Ingestão e dosagem

“Além da dificuldade de ingestão, a criança não tinha a dose certa. Havia casos em que a cápsula era aberta e diluída”, contou o diretor industrial do Instituto Vital Brazil, Jorge Coelho. Segundo ele, os comprimidos podiam causar ainda mais efeitos colaterais numa possível superdosagem.

“Vamos produzir e entregar 380 hoje e amanhã outros 380, sempre em pequenos lotes”, disse ele. Segundo a Secretaria estadual de Saúde, a pequena leva de produção visa não desperdiçar o princípio ativo, já que a versão líquida tem prazo de validade de apenas 21 dias. 

Seis estados vão produzir remédio líquido

Laboratórios públicos de seis estados estão produzindo a versão líquida do similar do Tamiflu. O medicamento  deve ser usado, preferencialmente, por crianças, adultos com menos de 40 quilos e pessoas que não conseguem engolir cápsulas (por exemplo, pacientes hospitalizados que usam sonda no nariz).

A medida foi tomada para agilizar o tratamento dessas pessoas em condições especiais.

Em crianças acima de 8 anos e pessoas com mais de 40 quilos, o tratamento para a nova gripe consiste de duas doses de 75 mg ao dia, de acordo com o Ministério da Saúde. Em crianças menores e adultos com menos de 40 quilos, a dose varia entre duas de 30 mg e duas de 60 mg ao dia.

O Paraná recebeu princípio ativo suficiente para fazer o maior número de tratamentos: 28.110.

São Paulo, que tem o maior número de mortes pela gripe do país, produzirá 21.280,

Rio Grande do Sul, 21.180,

Santa Catarina, 14.190,

Rio de Janeiro, 14.060,

Minas Gerais, 14.050.

Cada “tratamento” consiste de um frasco de 50 ml – suficiente para duas doses diárias de 5 ml por cinco dias.

Vírus A (H1N1)

Nenhum comentário: