sábado, 29 de agosto de 2009

Imagens mostram motoristas fugindo de tiroteio na contramão, no subúrbio

Traficantes tentaram tomar pontos de venda de drogas no Juramento.
Enquanto parte do grupo entrou a pé, outros se esconderam em caminhão.

Do G1, no Rio, com informações do Jornal Nacional

 

Imagens feitas com uma câmera digital no fim da tarde deste sábado (29) mostram motoristas de ônibus e carros voltando na contramão, fugindo da guerra entre traficantes no subúrbio do Rio. A troca de tiros no Morro do Juramento, que deixou cinco policiais feridos na madrugada deste sábado (29), recomeçou no fim da tarde e chegou a paralisar o metrô por 12 minutos, na Linha Dois.

Segundo moradores da região, traficantes armados vindos do Conjunto de favelas do Alemão, que fica a quatro quilômetros e meio dali, decidiram tomar na última sexta-feira (28) os pontos de venda de drogas na favela.

Enquanto um grupo entrava a pé pelas ruas de acesso ao morro, um caminhão de mudanças com dezenas de criminosos armados escondidos avançava sem ser percebido, até se deparar com uma patrulha da polícia. Foi quando os criminosos desceram e começaram a atirar.

Os cinco policiais militares que estavam na patrulha foram baleados. Um outro policial de folga que passava no local e dirigia uma caminhonete blindada, usou o carro para resgatar os colegas. Conseguiu retirar um e ainda usou o automóvel como escudo. Mais patrulhas, então, conseguiram se aproximaram para salvar os outros PMs feridos.

Marcas de sangue e balas nos veículos

O carro da polícia e a caminhonete blindada ficaram cheios de marcas de sangue e de balas. Os traficantes então voltaram para dentro do caminhão e foram embora.

O cabo, que estava de folga, explicou por que decidiu ajudar os colegas. Mas, com medo, pediu pra não ser identificado.
“Pensando nos teus colegas baleados, que um dia pode ser você. Você não tem que hesitar em nada, tem que proceder”, disse o policial.
O comando da Polícia Militar informou que já tinha informações há pelo menos duas semanas de que essa invasão iria acontecer e por isso mandou reforçar o policiamento na região. Mesmo assim, os traficantes atacaram.

Policiamento reforçado

“Vamos buscar reforçar esse nosso patrulhamento lá, que mostrou que realmente a gente precisa continuar com isso. Se eles invadissem pessoas inocentes iriam morrer nesta invasão”, disse o comandante do 9º BPM (Rocha Miranda), Edvaldo Camilo da Costa
Dos cinco policiais feridos, três já voltaram pra casa. Os outros dois passaram por cirurgia e estão internados no Hospital Central da Polícia Militar.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: