segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Sobe para 49 o número de mortes causadas pela nova gripe no Rio

Secretaria de Saúde confirmou mais dois óbitos.
Creches do Rio voltaram às aulas nesta segunda (24).

Do G1, no Rio

O governo do Rio confirmou nesta segunda-feira (24) mais duas mortes causadas pela nova gripe. No total, 49 pessoas morreram por causa da doença no estado.

Segundo a Secretaria estadual de Saúde, os óbitos confirmados são de um homem, de 35 anos, e de uma mulher, de 37 anos.

Creches voltam às aulas

aproximadamente 300 mil alunos matriculados em creches e pré-escolas da prefeitura voltam às aulas nesta segunda. São 29.668 alunos de creches, 85.404 matriculados na pré-escola, e 183.067 estudantes do 1º ao 3º anos.

De acordo com a Secretaria municipal de Educação, as recomendações para evitar a nova gripe são as mesmas passadas para os demais estudantes.

Procura por Disque-Gripe cai

O número de ligações para o Disque-Gripe da Secretaria estadual de Saúde vem caindo nos últimos dias. De acordo com informações oficiais do Governo do Rio, a procura pelo serviço, que chegou a atingir um pico de 18.401 ligações no dia 4 de agosto, recebeu apenas 6.900 ligações no dia 16, data em que foi divulgado o último balanço sobre o serviço.

Remédio para crianças

O Instituto Vital Brazil, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, vai produzir e distribuir 380 frascos de oseltamivir líquido. O remédio é um similar ao Tamiflu, antiviral usado para tratar a nova gripe.

As novas doses, segundo o responsável pelo órgão, devem ser utilizadas para tratar crianças com a doença. Ao todo, serão 14 mil frascos do remédio a serem entregues à Secretaria estadual de Saúde, que fará ao repasse aos centros de distribuição do estado. Ainda não há informações de quando a população terá acesso ao medicamento.  

Ingestão e dosagem

“Além da dificuldade de ingestão, a criança não tinha a dose certa. Havia casos em que a cápsula era aberta e diluída”, contou o diretor industrial do Instituto Vital Brazil, Jorge Coelho. Segundo ele, os comprimidos podiam causar ainda mais efeitos colaterais numa possível superdosagem.
“Vamos produzir e entregar 380 hoje e amanhã outros 380, sempre em pequenos lotes”, disse ele. Segundo a Secretaria estadual de Saúde, a pequena leva de produção visa não desperdiçar o princípio ativo, já que a versão líquida tem prazo de validade de apenas 21 dias. 

Seis estados vão produzir remédio líquido

Laboratórios públicos de seis estados estão produzindo a versão líquida do similar do Tamiflu. O medicamento  deve ser usado, preferencialmente, por crianças, adultos com menos de 40 quilos e pessoas que não conseguem engolir cápsulas (por exemplo, pacientes hospitalizados que usam sonda no nariz). A medida foi tomada para agilizar o tratamento dessas pessoas em condições especiais.

Em crianças acima de 8 anos e pessoas com mais de 40 quilos, o tratamento para a nova gripe consiste de duas doses de 75 mg ao dia, de acordo com o Ministério da Saúde. Em crianças menores e adultos com menos de 40 quilos, a dose varia entre duas de 30 mg e duas de 60 mg ao dia.

O Paraná recebeu princípio ativo suficiente para fazer o maior número de tratamentos: 28.110. Em seguida, São Paulo, que tem o maior número de mortes pela gripe do país, produzirá 21.280, Rio Grande do Sul, 21.180, Santa Catarina, 14.190, Rio de Janeiro, 14.060, e Minas Gerais, 14.050. Cada “tratamento” consiste de um frasco de 50 ml – suficiente para duas doses diárias de 5 ml por cinco dias.

Vírus A (H1N1)

Nenhum comentário: