terça-feira, 25 de agosto de 2009

Prefeitura do Rio anuncia que vai desligar 49 radares na madrugada

Equipamentos estão em pontos em que acidentes diminuem à noite.
Justiça derrubou lei que proibia pardais de funcionar no período.

Do G1, no Rio, com informações do RJTV

 

Apenas 49 dos 265 radares do Rio vão ser desligados das 22h às 6h. Segundo a CET-Rio, outros equipamentos funcionavam 24 horas por um decreto do prefeito Eduardo Paes, publicado em janeiro.

Segundo a prefeitura, a determinação da Justiça de derrubar a lei que proibia os pardais de ficarem ligados à noite não vai afetar a rotina da cidade.

“Esses 49 foram desligados com base num estudo técnico que aponta que, nesses locais, o risco de acidentes de trânsito fica muito baixo nesse período, como nos lugares próximos às escolas”, explicou a presidente da CET-Rio, Claudia Secin.

Segundo ela, o órgão estuda, para 2010, a implantação de mais radares de avanço de sinal de trânsito, sobretudo na Zona Oeste da cidade.

Decisão da Justiça

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) julgou, na segunda-feira (24), que a lei que proibia o funcionamento de lombadas e pardais eletrônicos entre 22h e 6h da manhã, é inconstitucional. De acordo com os desembargadores, a criação da lei é competência dos municípios e não do estado.

A lei estadual que determinava o “desligamento” dos pardais entrou em vigor no dia 2 de dezembro, mas estava suspensa por decisão liminar. As multas registradas entre 22h e 6h eram desconsideradas.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: