quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Instituto de Segurança Pública: relatório mostra redução do número de casos de bala perdida

Rio - O Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgou, nesta quarta-feira, o Relatório Temático de Bala Perdida, referente ao primeiro trimestre de 2009. De acordo com os dados apresentados pelo estudo, houve redução de 26,7% no número de balas perdidas, em relação ao mesmo período de 2008, o que resultou em menos 20 pessoas feridas.

A análise do tema buscou levantar algumas características das vítimas (sexo e idade), bem como identificar o local do fato e observar se há menção a algum evento nas proximidades, tais como: ação policial, ação de criminosos ou, ainda outros fatos, de natureza diversa, como festas, disparos contra terceiros e roubos.
De acordo com o levantamento, 55 pessoas foram vítimas de bala perdida, sendo três fatais e 52 não fatais, durante o primeiro trimestre. Os números de 2008 foram os seguintes: 75 pessoas vítimas de bala perdida nos meses de janeiro, fevereiro e março, sendo oito fatais e 67 não fatais.

O relatório é produzido diante do que foi convencionado pelo senso comum como “bala perdida”, não constituindo conceito jurídico ou sociológico. Assim, fica entendido como “vítima de bala perdida” a pessoa que não tinha nenhuma participação ou influência sobre o evento no qual houve disparo de arma de fogo, sendo, no entanto, atingida por projétil e podendo vir a falecer ou não.

Para fins dessa análise foi considerado o número de vítimas que é preenchido no campo “Dinâmica dos fatos” dos Registros de Ocorrência Policial (RO) oriundos das delegacias; assim pode um RO, ter mais de uma vítima.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário: