quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Mercadante diz no Twitter que Lula quer falar com ele antes de pronunciamento

Senador anunciou que vai deixar o cargo de líder do PT no Senado.
Presidente cumpre agenda no Rio Grande do Norte nesta quinta.

Eduardo Bresciani Do G1, em Brasília

 Foto: José Cruz/Agência Brasil

O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) durante a reunião do Conselho de Ética do Senado, nesta quarta-feira (19) (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

O senador Aloízio Mercadante (PT-SP) disse nesta quinta-feira (20) no Twitter, um serviço de microblog, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer conversar com ele pessoalmente antes do seu pronunciamento anunciando sua saída da liderança do partido no Senado. "Recebi telefonema do ministro Múcio, avisando que o presidente Lula quer conversar comigo pessoalmente antes do meu pronunciamento," disse, em referência ao ministro das Relações Institucionais, José Múcio.

Mais cedo, Mercadante já havia anunciado no Twitter: "Eu subo hoje à tribuna para apresentar minha renúncia da liderança do PT em caráter irrevogável."

O motivo da saída de Mercadante é o racha criado na bancada devido ao arquivamento de todas as 11 acusações contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), no Conselho de Éica na quarta-feira (19). Os senadores do PT no conselho votaram pelos arquivamentos.

O líder do PT afirmou que os senadores que votaram a favor de Sarney teriam tomado a atitude constrangidos pela direção partidária após a nota do presidente do PT, Ricardo Berzoini, defendendo o arquivamento. “Os senadores votaram por uma decisão partidária. Fizeram contra a vontade própria. Fizeram constrangidos.”

Lula cumpre agenda no Rio Grande do Norte nesta quinta. O anúncio de Mercadante, incialmente marcado para às 15h, foi adiado devido ao pedido do presidente. Pela agenda oficial, Lula só retorna à Brasília às 18h30. "Estou aguardando a chegada dele, que está em viagem. Devo isso a ele, pela nossa história em comum e meu compromisso com o governo," disse Mercadante no Twitter. "Avisarei pouco antes a hora do meu pronunciamento", completou.

Conselho de Ética

Na terça-feira (18), o senador ameaçou deixar o cargo se fossem indicados senadores pró-Sarney para as vagas de suplente que o bloco liderado por Mercadante teria direito a indicar ao Conselho de Ética. Mas na quarta, ele reavaliou a decisão. “Minha vontade verdadeira era sair da liderança do PT, mas não vou contribuir para agravar a crise da bancada”, disse Mercadante.

As declarações de Mercadante foram dadas na presença de outros seis senadores da bancada, inclusive João Pedro (PT-AM), que votou a favor de Sarney. Os senadores Delcídio Amaral (PT-MS) e Ideli Salvatti (PT-SC), que também apoiaram o peemedebista no Conselho de Ética, não apareceram na reunião convocada por Mercadante. João Pedro fez questão de dizer que a posição seguida era a do partido e não necessariamente a do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Marina Silva (AC) e Flávio Arns (PR), que anunciou que vai deixar a sigla, também não foram à reunião. Mercadante, inclusive, lamentou a saída dos colegas do PT.
Para Mercadante, o resultado no Conselho de Ética não encerra a crise no Senado. “Essa decisão não resolve a crise. O Senado vai ter que aprofundar as investigações e aprofundar as reformas.”

G1 > Política - NOTÍCIAS

Nenhum comentário: