terça-feira, 7 de julho de 2009

Troca de comandante geral provoca tensão na PM

Vania Cunha e Christina Nascimento

Rio - A saída do coronel Gilson Lopes Pitta do cargo de comandante geral da Polícia Militar e a previsão de novos caminhos a serem seguidos pela corporação, conforme anunciou o Blog da Segurança, já provoca tensão e mudanças em outras instâncias da instituição.

Nesta terça-feira, o coronel Paulo Cesar Lopes, conhecido como coronel Lopes, de 55 anos, responsável pelo Comando de Policiamento da Baixada Fluminense, anunciou que já deu entrada com a documentação para integrar o quadro de inativos da PM.

foto materia principal

Mário Sérgio Brito Duarte, novo comandante geral da Polícia Militar | Foto: Divulgação

Conhecido pelo rigor no trato com seus subordinados, ele chegou a ser cogitado como um dos nomes para substituir o agora ex-comandante Gilson Lopes Pitta.
Se estão modernizando a corporação, sinto que meu tempo já passou. Faço isso, em deixar a PM que eu tanto amo, com muita honra. O importante é que emoções eu vivi", disse o coronel Lopes.
Para o cargo do coronel Lopes está cotado o coronel Luiz Antônio Corso, atual comandante do 15º BPM (Caxias).

Nesta terça-feira, a Secretaria de Segurança Pública anunciou a troca no comando geral da PM. Para o lugar de Gilson Pitta, Mário Sérgio de Brito Duarte foi nomeado e sua posse deve acontecer na manhã desta quarta-feira. Mário Sérgio foi comandante do Bope, do Batalhão da Maré e teve passagens pelo interior do Estado. Mais recentemente, na atual gestão da Seseg, foi superintendente da sub-secretaria de Planejamento e Integração Operacional (SSPIO).
Pitta agradece e sai com a certeza do dever cumprido
Durante a manhã, Pitta esteve reunido com Beltrame e, mais tarde, uma nota divulgada pela Polícia Militar informou que "o coronel deixa a corporação com absoluta convicção do dever cumprido".
"Pitta exerceu o cargo por exatos 525 dias e deixa a corporação sob a égide de ter sido o comandante que resgatou e viu se transformar em sucesso o modelo de policiamento comunitário em comunidades que antes eram dominadas pelo crime, como o Santa Marta, o Jardim Batan, a Cidade de Deus e o Chapéu-Mangueira/ Babilônia", informa o documento.
Beltrame também mostrou que a exoneração foi feita de forma amigável e agradeceu os esforços de Pitta.

Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer publicamente ao Comandante Pitta pela seriedade e correção com que conduziu sua corporação desde o início. Foram 17 meses de sacrifícios pessoais e de dedicação exclusiva, meses que somam aos mais de 30 anos de carreira a serviço da sociedade fluminense. Que a história do Comandante Pitta sirva de exemplo para os oficiais mais novos da ativa", disse Beltrame.
A mudança ocorre na data em que o Ministério Público denunciou 30 PMs por envolvimento em assassinatos. Os policiais militares do 9º BPM (Rocha Miranda) e do 16º BPM (Olaria) foram denunciados por 20 homicídios e uma tentativa de homicídio - de pessoas entre 14 e 29 anos - nos quatro tribunais do júri do Rio.
Gilson Pitta se tornou o número um da PM depois da exoneração do coronel Ubiratan Angelo em meio à crise dos barbonos. Ubiratan ficou no cargo por 392 dias e deixou o posto em janeiro de 2008.
Pitta é fundador e signatário do Manifesto dos Barbonos - grupo de coronéis da ativa que brigava por melhores salários - e aliado de Ubiratan, chamado por ele de “chefe”. A passeata que levou à exoneração de Ubiratan foi uma iniciativa dos coronéis barbonos. Eles acusam Pitta de traição, já que o Serviço Reservado - comandado por ele - filmou a passeata.


Reunião para definição de novos rumos


Também nesta terça, uma reunião com vários comandantes da Polícia Militar discutiu os novos rumos e as mudanças na corporação. O encontro foi no Quartel General, no Centro do Rio.
No encontro, ficou decidido que o Estado Maior será divido em duas partes. A primeira, chamada de operacional, ficará a cargo do coronel Álvaro Garcia. A segunda, que cuidará da parte de inteligência e planejamento, ficará sob responsabilidade do coronel Eduardo Millan.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário: