segunda-feira, 27 de julho de 2009

Sobe para 55 o número de grávidas internadas com suspeita da nova gripe

Informação é da Secretaria estadual de Saúde do Rio.
Triagem por telefone realizou 5.524 atendimentos nesta segunda (27).

Do G1, no Rio

A Secretaria de estado de Saúde e Defesa Cilvil do Rio informou, no final da tarde desta segunda (27), que subiu para 55 o número de grávidas internadas com suspeita de nova gripe. Pela manhã, o Secretário estadual de Saúde, Sérgio Cortes, havia confirmado 33 gestantes com a suspeita.

Balanço 0800 e site

A Secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) informou que o serviço de 0800 realizou, entre 6h e 7h desta segunda, no primeiro dia de funcionamento, um total de 5.524 atendimentos. De acordo com a Secretaria, o total superou as expectativas.
Segundo a Secretaria, caso a demanda permaneça elevada nos próximos dias, a capacidade de atendimento do serviço será ampliada, . 
O atendimento online no site www.riocontragripea.rj.gov.br, chegou a 3, 3 mil  entre 7h e 18h30.

Novo horário

A Secretaria municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio informou que estendeu até as 20h o horário de alguns postos de saúde para oferecer atendimento às pessoas com suspeita da nova gripe.

De acordo com a Secretaria, gestantes, menores de 2 anos, idosos com mais de 65, pessoas hipertensas, cardíacas, com obesidade mórbida ou qualquer outra patologia crônica grave são considerados pacientes de risco e têm prioridade no atendimento.

Como acessar 0800 e site

O número do telefone gratuito é 0800 28 10 100. Integrado com a rede do Samu, o atendimento será feito com um reforço de 120 profissionais, todos os dias, das 6h às 23h30.

No site, é possível avaliar seus sintomas e descobrir como proceder, além de ter informações sobre a doença. Profissionais de saúde também poderão usar o site para participar de chats e tirar dúvidas sobre diagnósticos

Tanto via telefone, como através da internet, os pacientes vão responder a perguntas sobre os sintomas da doença que possam apresentar, e serão aconselhados ao repouso ou a uma das unidades de atendimento, dependendo de sua gravidade.

Casos no Rio e no país

Ao todo, já são cinco o número de óbitos pelo vírus Influenza A no estado do Rio. O primeiro caso foi o de uma mulher de 37 anos, que faleceu dia 13 de julho. 

Vírus A (H1N1)

Nenhum comentário: