domingo, 12 de julho de 2009

Hospital confirma 3 mortos e 6 feridos após tiroteio em Vila Isabel

Entre os mortos, há uma mulher atingida quando chegava de uma festa.
Polícia foi checar denúncia sobre baile funk e venda de drogas.

Cláudia Loureiro Do G1, no Rio

A assessoria de imprensa do Hospital do Andaraí, na Zona Norte do Rio, confirmou três mortos e seis feridos no tiroteio na noite de sábado (11) no Morro dos Macacos, em Vila Isabel.

Entre os mortos, há uma moradora de 35 anos, que foi atingida quando chegava em casa de uma festa. Vera Lúcia Rodrigues chegou a ser levada com vida para o hospital, mas não resistiu.

Os outros dois mortos ainda não foram identificados. Não se sabe se eram moradores ou traficantes da região.

Entre os seis feridos, três foram liberados ainda no sábado, enquanto outros três permanecem internados. Não há identificação dos liberados, mas a assessoria confirma o nome dos internados.

São eles: Paulo Vinicius Pimentel de Almeida, Alexandre Oliveira da Silva e Maria Geraldina da Silva. Os dois homens passaram por cirurgia e têm quadro de saúde estável, mas sem previsão de alta. Já Maria Geraldina não precisou ser operada, mas segue internada.  

Mais cedo, a sala de escuta da Polícia Militar tinha confirmado dois mortos e seis feridos no tiroteio entre policias e traficantes.

Segundo a polícia, o confronto começou depois que homens do 6º BPM (Tijuca) foram checar uma denúncia de baile funk e venda de drogas no local. Os agentes chegaram ao morro no veículo blindado da PM, conhecido como "caveirão".

Ônibus incendiado no Rio Comprido

Foto: Luciana Pascoal (Ag.O Globo)

PM diz que traficantes atacaram o ônibus (Foto: Luciana Pascoal - Ag.O Globo)

Depois de dois dias de ações em morros da Zona Norte e do Centro do Rio, a tensão aumentou com as incursões de policiais do Batalhão de Operações Especiais (o Bope). Houve troca de tiros entre traficantes e policiais em três morros de Santa Teresa. Dois homens foram mortos e sete presos.

Policiais do 1º Batalhão da Policia Militar informaram que um ônibus da linha 201 (Santa Alexandrina-Praça XV-Circular) foi incendiado na Rua Itapiru, no Rio Comprido, na Zona Norte, a mando de traficantes.

Nessa área, o Bope fez operações na tentativa de capturar os assaltantes que atiraram e mataram o cabo Ênio Santiago, na sexta-feira (10), na Tijuca. Ele foi surpreendido e atingido pelas costas ao tentar impedir o assalto a um casal na Rua Haddock Lobo, na altura do Largo da Segunda-Feira. Ênio morreu no sábado (11).

A PM informou que nas incursões pelos Morros da Fallet, Prazeres e Fogueteiro, em Santa Teresa, morreram dois suspeitos, foram presos sete e armas, apreendidas – dois fuzis e uma metralhadora .30.

Segundo a PM, ninguém ficou ferido no incêndio na Rua Itapiru, mas um homem passou mal e foi atendido no local. O ataque ao coletivo foi na altura de um posto de combustíveis, próximo aos acessos dos Morros da Fallet e Fogueteiro. Os passageiros teriam sido retirados do veículo antes de o fogo ser ateado.
O serviço reservado do 1º Batalhão informou que o coletivo foi destruído a mando de traficantes, que perderam o paiol de armas durante a ação do Bope.
A rua foi interditada mesmo depois de o ser fogo ser controlado.

Operação do Bope em três morros

Na tarde de sábado, o coronel PM Marcus Jardim, comandante do primeiro Comando de Policiamento de Área (CPA) da capital, informara que dois suspeitos baleados fugiram para o Morro da Fallet, e um dos presos seria armeiro do tráfico. Ainda segundo o comandante Jardim, os policiais do Bope encontraram um paiol de armas.
Um blindado – “caveirão” – deu apoio aos policiais na ação nas três favelas, que tiveram os acessos das Ruas Almirante e Estrela fechados por carros do Bope.  

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: