quinta-feira, 23 de julho de 2009

Conferência sobre Direitos Humanos dos Policiais será nesta sexta

SEGURANÇA PÚBLICA

Nesta sexta-feira, acontece a Conferência Livre sobre Direitos Humanos dos Policiais. Além de contribuir para a sistematização de princípios e diretrizes voltados para a valorização profissional e da vida policial, o evento busca superar a separação entre polícia e sociedade civil. A conferência é uma realização do Viva Rio, do Instituto de Estudos da Religião (ISER) e da Secretaria Especial dos Direitos Humanos.
Diante da consolidação do conceito de “segurança com cidadania” como parâmetro para a gestão democrática da Segurança Pública, torna-se imprescindível reconhecer também aos policiais sua condição de cidadãos e de titulares de direitos. Tendo isso em vista, um dos objetivos da conferência é incorporar temas ligados à cidadania e à garantia dos direitos de policiais à agenda da I Conferência Nacional de Segurança Pública, que acontecerá no mês de agosto, em Brasília.
A Conferência Livre sobre Direitos Humanos dos Policiais busca promover a mobilização e a participação especialmente de policiais envolvidos no policiamento em áreas de favela e periferia. Entre os temas a serem debatidos estão: saúde, condições de trabalho, qualidade de vida e garantia de direitos fundamentais.
Ao mesmo tempo em que se constitui como espaço de cidadania ativa aos policiais participantes, a conferência livre busca estabelecer um espaço de escuta qualificado a ser incorporado pelo Programa Nacional de Direitos Humanos dos Policiais, em elaboração pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, além de fortalecer o projeto Balcão de Direitos, no estado do Rio de Janeiro.
Entre outros, participarão do evento o ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República; José Mariano Beltrame, secretário estadual de Segurança; Mario Sergio de Brito Duarte, comandante geral da PM; e Rangel Bandeira, coordenador do Projeto de Controle de Armas do Viva Rio. 
A conferência, marcada para as 9h30m desta sexta, será realizada no auditório da OAB, na Avenida Marechal Câmara 150, no Centro do Rio.

Caso de Polícia - Extra Online

Nenhum comentário: